Home » Vivendo na UFLA » Situe-se no c√Ęmpus » A Pesquisa na UFLA

A Pesquisa na UFLA

A Universidade Federal de Lavras possui forte envolvimento com as atividades de pesquisa, o que proporciona avanços no conhecimento científico e no desenvolvimento de novas tecnologias e processos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.

A competência nessa área se concretiza em função de um corpo de docentes e de pesquisadores altamente qualificado, envolvido nas atividades de ciência, tecnologia, inovação e na formação de recursos humanos. Isso pode ser comprovado pela capacidade da instituição de captar recursos junto às agências de fomento para aplicação nas pesquisas.

Nos √ļltimos anos observou-se a expans√£o da pesquisa na UFLA nas √°reas de Ci√™ncias Exatas e da Terra, Ci√™ncias Biol√≥gicas, Engenharias, Ci√™ncias da Sa√ļde, Ci√™ncias Agr√°rias, Ci√™ncias Sociais Aplicadas, Ci√™ncias Humanas, Lingu√≠stica, Letras e Artes, com benef√≠cios diretos √† sociedade.

Os projetos s√£o financiados por diversas institui√ß√Ķes p√ļblicas e privadas, que proporcionam bolsas de estudos para os estudantes de p√≥s-gradua√ß√£o e para cerca de 20% dos alunos de gradua√ß√£o.

O crescimento da UFLA n√£o para por a√≠. A inser√ß√£o internacional tem sido estimulada por meio de conv√™nios firmados com institui√ß√Ķes de outros pa√≠ses para a realiza√ß√£o de pesquisas em √°reas estrat√©gicas.

A UFLA tamb√©m investe em inova√ß√£o tecnol√≥gica e prote√ß√£o ao conhecimento e apoia novos empreendimentos de base tecnol√≥gica. O Nintec, N√ļcleo de Inova√ß√£o Tecnol√≥gica, √© o √≥rg√£o respons√°vel pela gest√£o dessa pol√≠tica na universidade.

A institui√ß√£o mant√©m ainda cinco revistas cient√≠ficas (Ci√™ncia e Agrotecnologia, Cerne, Coffee Science, INFOCOMP Journal of Computer Science e Organiza√ß√Ķes Rurais e Agroindustriais) publicadas pela Editora UFLA.

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) é o órgão que trata do setor de projetos, da gerência dos Laboratórios Centrais Multiusuários e dos grupos de pesquisa. A PRP apoia a captação de recursos nas diversas agências de fomento, a editoração de periódicos, o Nintec, incentiva a cultura da propriedade intelectual e gerencia os programas de iniciação científica.

Programas de Iniciação Científica

pesquisa-uflaOs alunos de gradua√ß√£o podem ingressar nas atividades de inicia√ß√£o cient√≠fica por meio da participa√ß√£o no Programa Institucional de Bolsas de Inicia√ß√£o Cient√≠fica ‚Äď PIBIC/CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient√≠fico e Tecnol√≥gico), PIBIC/FAPEMIG (Funda√ß√£o de Amparo √† Pesquisa do Estado de Minas Gerais), no Programa Institucional Volunt√°rio de Inicia√ß√£o Cient√≠fica ‚Äď PIVIC/UFLA, no Programa Institucional de Bolsas de Inicia√ß√£o Cient√≠fica em Desenvolvimento Tecnol√≥gico e Inova√ß√£o ‚Äď PIBITI/CNPq e no Programa de Bolsa Institucional de Pesquisa – PIBIC/UFLA.

As exigências e as normas para participar do PIBIC/CNPq, PIBIC/UFLA, PIBITI/CNPq e no PIBIC/FAPEMIG são estabelecidas nos editais, que são lançados anualmente.

O PIVIC visa valorizar os estudantes que não são bolsistas, dando-lhes oportunidade de desenvolverem atividades de pesquisa em suas áreas de interesse. O edital é lançado bianualmente, no primeiro e no segundo semestre.

Os processos seletivos são realizados pela Coordenação de Iniciação Científica da UFLA, vinculada à PRP. A Coordenação é formada por professores representantes dos diversos departamentos da universidade.

O aluno também pode iniciar suas atividades como membro da equipe de projetos de pesquisa aprovados por pesquisadores/orientadores em agências de fomento. Essa modalidade de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica (BIC) é concedida quando aprovada em projeto de pesquisa apresentado ao CNPq ou à FAPEMIG. A seleção e a indicação do bolsista são efetuadas pelo próprio coordenador/orientador, por meio do envio da documentação às agências de fomento.

Al√©m desses programas, que s√£o voltados aos alunos do ensino superior, a UFLA conta com o Programa de Bolsas de Inicia√ß√£o Cient√≠fica J√ļnior – BIC J√ļnior – que atende aos estudantes do ensino m√©dio vinculados √†s escolas p√ļblicas estaduais.

A Pr√≥-Reitoria de Pesquisa (PRP) direciona cotas de bolsa do PIBIC/CNPq e PIBIC/FAPEMIG aos alunos egressos do Programa BIC J√ļnior aprovados nos processos seletivos da UFLA.

Congresso de Iniciação Científica da UFLA РCIUFLA

Anualmente √© realizado o Congresso de Inicia√ß√£o Cient√≠fica ‚Äď CIUFLA, que tem como principal objetivo divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos de gradua√ß√£o da institui√ß√£o.

Todos os alunos ligados aos programas de iniciação científica participam do congresso com a apresentação dos resultados de suas pesquisas, o que contribui para a difusão da ciência e para o enriquecimento do currículo do estudante. Durante o evento, acontece a premiação do acadêmico Destaque na Iniciação Científica.

Mais informa√ß√Ķes: https://prp.ufla.br