Consulta Pública para escolha de reitor(a) da UFLA 2024-2028
Passo a passo para votar
O voto é facultativo seguro e secreto!
A consulta pública para reitor e vice-reitor será no dia 22/11, das 8h às 21h, de forma remota.
Você receberá, pelo e-email institucional da UFLA, o URL da Eleição.
Ao clicar no link, você será direcionado para a cabine de votação.
O URL da Eleição também será disponibilizado no site da UFLA (ufla.br).
Você deve clicar no link referente ao seu grupo de votação (estudante, docente ou técnico admi-nistrativo).
Ao clicar no link, você será direcionado para a cabine de votação.
Leia as instruções e clique no botão Iniciar.
Os nomes das chapas estarão dispostos na votação conforme a inscrição feita no edital.
Escolha somente uma opção e clique no botão “próximo passo”.
Nesta etapa é possível revisar a escolha de voto.
Caso esteja tudo correto, clique no botão “próximo passo”.
Se desejar alterar o voto, basta clicar no link alterar e a tela retornará para a cédula de votação, com todos os candidatos disponíveis para nova escolha.
Clique em Depositar Cédula na Urna, conforme imagem abaixo.
Na tela seguinte, clique em conectar para verificar se você está apto para votar nessa eleição.
Informe seu usuário e senha institucional para confirmar seu voto. Seu usuário é a parte que aparece antes do @ no e-mail institucional. (Ex: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - usuário é maria.joao)
Clique no botão Confirmar para depositar sua cédula na urna. Se não deseja depositar a cédula, clique no botão cancelar.
Parabéns, seu voto foi depositado com sucesso.
Informações Importantes
- O sistema de votação garante o sigilo do voto. Ele utiliza técnicas criptográficas avançadas para proteger a identidade dos eleitores, não permitindo que o voto de um eleitor seja revelado de forma nominal, ou alterado, ou excluído.
- Ao término, um e-mail é enviado com o seu código de confirmação.
- Podem votar estudantes de graduação presencial ou à distância com matrícula regular ativa, estudantes de pós-graduação com matrícula regular ativa e servidores efetivos (técnico administrativo ou docente). A lista de aptos a votar foi divulgada pela Comissão Organizadora da Consulta Pública.
- O eleitor que pertencer a mais de um segmento da comunidade universitária tem direito a apenas um voto.
- O sistema permite que você deposite cédulas na urna quantas vezes desejar. Porém, somente a última cédula depositada é a que será contabilizada na apuração da urna. Todas as cédulas anteriores serão descartadas. Isso oferece aos eleitores a possibilidade de reverter seu voto durante o período estabelecido para a eleição caso tenham sido coagidos.
O que é preciso saber?
O voto é facultativo, seguro e secreto!
É momento de escolher os(as) seus(suas) representantes!
A consulta pública para reitor e vice-reitor será no dia 22/11, das 8h às 21h, de forma remota.
O processo é organizado por uma comissão, que é composta pelas entidades representativas dos segmentos da comunidade universitária: estudantes da graduação, estudantes da pós-graduação, docentes, técnicos administrativos.
Estudantes e servidores aptos a votar irão receber as instruções para a consulta pela conta de e-mail corporativo.
A votação é online e criptografada
A eleição para reitor e vice-reitor na UFLA utilizará o Helios Voting, um sistema de votação eletrônica com segurança criptográfica já utilizado pelas maiores universidades do País, como a USP, Unicamp, UNB, UFMG e UFRJ!
O Helios Voting é um sistema de código aberto, revisado por várias instituições e especialistas, o que garante a transparência e a confiança do processo eleitoral.
Na UFLA, o sistema é utilizado desde 2020. Ao todo, já foram realizadas mais de 260 eleições eletrônicas utilizando o Helios Voting na Universidade, sem qualquer incidente grave.
Privacidade garantida
Cada eleitor sabe em quem votou, garantindo o sigilo do voto.
Os votos são criptografados antes de serem enviados e armazenados no banco de dados. Além disso, o Helios Voting utiliza técnicas criptográficas avançadas para proteger a identidade dos eleitores, não permitindo que o voto de um eleitor seja revelado de forma nominal, ou alterado, ou excluído.
Em outras palavras, é tudo codificado. No processo de contagem de votos, o voto do eleitor nunca é publicado!
Rastreabilidade
Cada eleitor possui uma chave criptografada para auditar seu próprio voto. Auditorias também podem ser feitas para verificar a exatidão dos resultados quando necessário.
Integridade e confiabilidade
A eleição contará com múltiplos apuradores, o que contribui para aumentar a integridade e confiabilidade dos dados da votação. Cada apurador possui uma chave de autorização única, que é essencial no processo de descriptografia da urna com os votos. A liberação dos resultados só é possível com a participação conjunta de todos os apuradores indicados. Na UFLA, haverá ao menos um apurador de cada chapa.
Baixa coerção
O eleitor poderá votar mais de uma vez e alterar seu voto durante o período estipulado para a eleição. O sistema valida apenas o último voto registrado do eleitor. Isso oferece aos eleitores a possibilidade de reverter seu voto caso tenham sido coagidos. Também permite verificar os registros de alternância de votos.
Outros benefícios da votação online
Agilidade: votação e apuração mais rápida e eficiente, reduzindo o tempo de espera e filas.
Aumento da participação: Maior facilidade de acesso e comodidade para os eleitores, permitindo votar de qualquer lugar e a qualquer momento.
Acessibilidade: Adaptação do sistema para atender às necessidades de eleitores com deficiências visuais, motoras ou auditivas, proporcionando uma experiência inclusiva.
Redução de custos: Eliminação de gastos com cédulas de papel, transporte e armazenamento, resultando em economia financeira.
Precisão e confiabilidade: Minimização de erros humanos na contagem dos votos, proporcionando resultados mais precisos e confiáveis.
Sustentabilidade ambiental: Redução do consumo de papel e recursos naturais, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Tem dúvidas sobre o sistema de votação?
Entre em contato com a DGTI pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Para votar no dia 22/11, você vai utilizar login e senha institucionais
Vamos relembrar medidas de segurança com a senha.
Zele sempre pela sua credencial institucional, ela é de uso pessoal, intransferível e não deve ser compartilhada com terceiros. Não anote-a no papel.
Tenha cuidado!
A UFLA não envia mensagens de recadastramento de senhas por e-mail, qualquer solicitação nesse sentido é falsa e não deve ser respondida;
A UFLA não envia e-mails solicitando dados pessoais. Todas as informações cadastrais dos usuários da rede UFLA são gerenciadas pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG);
Em caso de suspeita de comprometimento de suas credenciais, realize a mudança da mesma imediatamente no SIG;
Verifique links recebidos por e-mail antes de clicar, cuidado com endereços encobertos por encurtadores de URL, não acesse links de remetentes desconhecidos ou abra arquivos baixados de links suspeitos;
Não preencha cadastros ou faça login em sites sem conexão HTTPS ou que apresentem falhas na conexão segura;
Não utilize seu e-mail e senha institucionais para se cadastrar em sites de notícias, comércio eletrônico, redes sociais, etc;
Use apenas redes WIFI institucionais como UFLA+, não use redes desconhecidas ou que não solicitem login e senha;
Mantenha uma política de atualização periódica de suas credenciais;
A credencial institucional deve possuir pelo menos uma letra maiúscula e minúscula, um núme-ro e um símbolo, totalizando pelo menos seis (6) caracteres;
Para modificar sua credencial institucional, acesse: sig.ufla.br. Após o login, vá em Dados do Usuário, clique na aba Senha, digite a sua senha atual, digite a nova senha e confirme.
Esqueceu a senha?
Na tela de login do SIG, clique em “Esqueci Minha Senha”, preencha o login institucional, preencha o captcha solicitado e clique em enviar. Um link com as instruções de como modificar as credenciais será enviado para o e-mail alternativo cadastrado;
Para manter seu e-mail alternativo sempre atualizado, faça login no SIG, clique em Dados do Usuário, depois em Identificação e atualize o endereço de e-mail alternativo.
Incidentes de Segurança devem ser notificados à Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes em Redes Computacionais (ETIR) no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo ramal (35) 3829-1512.