Pautas e deliberações - 19-1-22

DATA/HORÁRIO: 19/1/2022 – 14 horas

LOCAL: Reunião pelo Google Meet

PAUTA:

1) Memorando Nº 10/2022 Solicita manifestação referente à exigência do comprovante vacinal na UFLA.

SÍNTESE DOS ASSUNTOS TRATADOS:

1) Flávia informou que o memorando solicita um parecer técnico-científico para que o Conselho Universitário (CUNI)  e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) discutam e deliberem sobre exigência do comprovante vacinal na UFLA.. Miriam realizou uma apresentação sobre estratégia de risco e estratégia populacional em saúde pública. Dani Flávio discursou sobre seu ponto de vista administrativo em relação ao ato normativo emitido pela universidade, o impedimento ao acesso ao campus, mostrou sua preocupação com a operacionalização para exigência do comprovante vacinal. Flávia mencionou sobre a pesquisa de cobertura vacinal dos estudantes realizada pela a Prograd e dos servidores realizada pela Progepe. José Sebastião expôs a sua opinião sobre a exigência do comprovante, mostrou-se a favor, acredita ser muito importante adotar essa exigência. Houve discussão sobre a exigência ou não do comprovante de vacinação. Dany Flávio sugeriu para que os membros da área da saúde elaborassem algum texto respondendo às questões do memorando, e que compartilhassem com os demais membros para correção ou acréscimo. Zacharias argumentou que a resposta deve ser dada como Conselho - em grupo e não de forma individual conforme sugeriu José Melo. Miriam sugeriu como resposta para a Questão 1: Não há estudos científicos evidenciando que a exigência individual de comprovante de imunização contra a Covid-19 em instituições reduz as taxas de transmissão da Covid-19, o que está sendo evidenciado atualmente não é a redução na transmissibilidade, mas a diminuição no agravamento dos casos. Questão 2 e 3: Não se pode afirmar que o impedimento do acesso individual de não vacinados aos ambientes da UFLA trará benefícios no controle da pandemia e não há pesquisas que indiquem tais benefícios. Cássio propôs que sejam aprovadas as respostas de Miriam, enfatizando a importância da vacinação, porém não é necessário a exigência do comprovante vacinal. A referida proposta foi aprovada com apenas 1 voto contra e nenhuma abstenção.

DELIBERAÇÕES:

1) Enviar a resposta do Memorando Nº 10/2022  à Reitoria.