Ir direto para menu de acessibilidade.
covid-19

Procedimentos de Biossegurança para serem implementados nos Concursos Públicos e Cursos da UFLA

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quarta, 04 Agosto 2021 11:16 | Última Atualização: Sexta, 13 Agosto 2021 10:53
  1. Sala/ Auditório/Laboratório 

  1. Deverá possuir dimensão que permita um distanciamento linear mínimo de 1,5m entre todos os participantes (candidatos e membros da banca examinadora). Caso a onda do município de Lavras mude para vermelha, o distanciamento linear deverá ser de 3m entre os participantes. A metragem de referência mostrada na tabela a seguir também deverá ser respeitada. A metragem de referência indica o número máximo de pessoas que podem utilizar o ambiente de forma simultânea, sendo que todas as pessoas devem ser consideradas para fins desse cálculo e a dimensão do mobiliários descontados/subtraídos (MINAS CONSCIENTE, versão 3.3 de 03/03/2021).

tabela

  1. Os locais de assento deverão estar previamente sinalizados/demarcados.

  2. As portas e janelas deverão permanecer abertas durante a execução do concurso. Aparelhos de ar condicionado deverão estar desligados.

  3. O piso (chão) deverá ser previamente e posteriormente higienizado com solução de hipoclorito de sódio a 0,1%. Pode-se optar por passar pano umedecido com esta solução ou lavar o chão.

  4. As maçanetas, corrimões, bancadas, cadeiras, mesas deverão ser limpos com pano umedecido em álcool líquido a 70% antes e após a finalização do concurso.

  5. Disponibilizar álcool gel a 70% na entrada da sala/auditório/laboratório e em outros pontos estratégicos. A higienização prévia das mãos será obrigatória antes de adentrar nos espaços utilizados para o concurso.

  6. Proibida aglomeração na entrada/saída do espaço.

  1. Mobiliário, Materiais e Equipamentos

  1. Computadores, teclados, mouse bem como outros equipamentos eletrônicos deverão ser desinfetados com álcool etílico absoluto (Código 3011000702829 para requisição em Almoxarifado) ou álcool propílico (Código 3011000702653) entre o uso dos candidatos.

  2. Pincéis para quadro branco e apagador de quadro deverão ser disponibilizados para uso individual ou serem higienizados com álcool líquido a 70% entre o uso dos candidatos.

  3. Disponibilizar giz para uso individual dos candidatos.

  4. Evitar ao máximo o compartilhamento de itens de uso coletivo, mesmo que estejam desinfetados.

  1. Medidas Individuais e Coletivas 

  1. Todos terão suas temperaturas aferidas na portaria da UFLA e/ou antes de adentrar ao espaço destinado a realização do concurso ou curso. Valores superiores a 37,7° C impedem a entrada de quaisquer pessoas na instituição, bem como a participação em cursos ou concursos.

  2. É obrigatório o uso de máscara ou respiradores de proteção individual que cubram totalmente a boca e o nariz. Levar também máscaras reservas para possibilitar a troca, bem como sacos/recipientes para depositar as máscaras usadas. As recomendações quanto ao tempo de uso variam de acordo com o tipo de máscara ou respirador utilizado. Para máscaras de tecido é recomendado a troca a cada 3 horas e, caso a máscara apresente sujidade ou umidade, a troca imediata se faz necessária.

  3. Todos deverão trazer suas garrafas individuais contendo água, pois os bebedouros coletivos deverão estar desativados devido ao risco de contaminação.

  4. Todos deverão portar canetas de uso individual.

  5. Algumas circunstâncias são indicativas do uso de face shield associado a máscara ou respirador, como por exemplo, reconhecimento facial de candidatos e procedimentos que requeiram proximidade física em distâncias lineares inferiores a 1,5 metros. 

  1. Banheiro 

  1. Disponibilizar um banheiro para uso exclusivo dos candidatos ou participantes do curso e outro para uso exclusivo dos servidores, se possível.

  1. Os banheiros deverão ser previamente e posteriormente higienizados com solução de hipoclorito de sódio a 0,1%. Vasos sanitários devem sofrer limpeza com água e detergente antes da limpeza com a solução de hipoclorito.

  2. Prover continuamente sabonete líquido, papel higiênico e papel toalha nos banheiros.

  1. Lanches

  1. Levar o próprio lanche individual. Para o lanche os participantes de cursos deverão direcionar-se a algum espaço aberto da UFLA, de forma individual, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 m.

  2. Os espaços da instituição que possuem copa deverão ser de uso exclusivo de servidores e terceirizados, sendo que para o uso da copa é permitido apenas uma pessoa por vez com a condição de que a bancada/mesa de alimentação e assento sejam posteriormente ao uso higienizadas com álcool líquido a 70% + papel toalha pelo usuário.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção