Câmpus Paraíso

Tradicional corrida de São João teve sua 35ª edição realizada em parceria inédita com a UFLA

Escrito por Alana Freitas | Publicado: Terça, 02 Julho 2024 11:22 | Última Atualização: Terça, 02 Julho 2024 11:22
Gentileza solicitar descrição da imagem

A 35ª edição da tradicional Corrida de São João, organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Sebastião do Paraíso, teve um novo local de largada para seus percursos: o câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na cidade. Realizado no domingo (30/6), o evento contou, pela primeira vez, com a parceria da Instituição, uma colaboração que trouxe novidades e melhorias na organização.

A professora do Câmpus Paraíso, Geandra Queiroz ressaltou que a Atlética da UFLA desempenhou um papel importante ao auxiliar a secretaria do evento na organização das inscrições, entrega de kits e na utilização da estrutura do câmpus da UFLA em Paraíso para a largada da prova, garantindo que tudo transcorresse de maneira eficiente e organizada.

“Nós, do Câmpus de Paraíso, a Atlética e os alunos da (Sparks), estamos juntos na organização e muito felizes com essa primeira corrida com a saída aqui da UFLA. Temos participantes de Passos, Monte Santo, Brodowski, Ribeirão Preto e Pratápolis. Não só a comunidade de Paraíso, mas toda a região veio prestigiar a corrida. É uma oportunidade para muitas pessoas que ainda não conheciam o câmpus. Hoje, elas estão conhecendo toda a nossa estrutura e vendo que estamos funcionando, participando e engajados com a comunidade para eventos como esse", disse a professora.

A corrida, que começou às 6h30 com a distribuição de materiais aos competidores, incluindo numeração e chip, contou com duas provas: uma de 5 km e outra de 10 km, ambas com largada conjunta às 7h30. O evento reuniu 250 participantes de São Sebastião do Paraíso e competidores de várias cidades de Minas Gerais e São Paulo.

O secretário de Esporte e Lazer do município, Daniel Naves, falou da importância da parceria com a UFLA na realização do evento.“Uma grande parceira. Juntos, conseguimos reunir mais de 250 atletas de várias cidades. Uma corrida muito bem organizada e elogiada pelos participantes. Tenho certeza de que essa será a primeira de muitas parcerias. Espero que no próximo ano, com a UFLA, possamos reunir ainda mais competidores nessa corrida que é tradição, e é muito esperada por todos”, afirmou o secretário.

Uma equipe de 20 competidores do câmpus de Lavras também marcou presença na corrida. Entre eles, estava o pró-reitor de Planejamento e Gestão da UFLA, professor Teodorico de Castro Ramalho, que elogiou a organização do evento.

"É com imensa satisfação que participamos desta corrida pela primeira vez. A experiência foi extraordinária, e estar aqui, em uma cidade tão acolhedora e bem organizada, é realmente um privilégio. A parceria entre a cidade e a UFLA é promissora. Recebemos visitantes de diversas cidades que conheceram nosso câmpus, o que foi uma excelente iniciativa. Parabéns aos colegas do câmpus de São Sebastião do Paraíso e da cidade. A visibilidade que isso trouxe à UFLA é fantástica, beneficiando a sociedade como um todo. Também participei como atleta, com nossa equipe, prestigiando nossos colegas e esta cidade encantadora. Embora seja nossa estreia, já estamos comprometidos a retornar no próximo ano com uma equipe ainda maior, com certeza", ressaltou.

Na categoria masculina dos 10 km, Ivamar de Oliveira, de Piumhi, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Já na categoria feminina, Natalina das Graças Barbosa, de São Sebastião do Paraíso, sagrou-se campeã.

A organização premiou os cinco primeiros colocados nas provas de 10 km e 5 km, tanto no masculino quanto no feminino, com troféus. Medalhas também foram entregues a todos participantes, reconhecendo o esforço e a dedicação dos atletas.

“A Corrida de São João continua a ser um evento marcante no calendário esportivo da região, promovendo a saúde, a integração e o espírito esportivo entre os participantes de diversas localidades. A parceria com a UFLA trouxe um novo fôlego à organização do evento, elevando ainda mais o padrão e a qualidade da competição”, finalizou o secretário de esportes.

Confira os resultados:

Masculino - 5 km Categoria: 5km-geral