Ir direto para menu de acessibilidade.

DATA/HORÁRIO: 10/9/2021 – 15 horas

LOCAL: Reunião pelo Google Meet


PAUTA:

1)  Entrada de novos membros no CEE.

2 )Aprovar a memória da reunião do dia 27 de agosto de 2021;

3) Apresentação do protocolo de biossegurança da Coordenadoria de Saúde;

4) Protocolos de biossegurança para análise e aprovação:

  1. a) concurso público para provimento de vaga para docente na área de Letras – edital 038/2021;
  2. b) concurso público para provimento de vaga para docente na área de Língua Inglesa – edital 038/2021;
  3. c) concurso de professor efetivo da área de Ensino-Aprendizagem de Usos e Estrutura de Língua Inglesa, segundo o Edital 38/2021.

5) Analisar e aprovar o protocolo de biossegurança da Farmácia do Povo, com sugestão de reabertura a partir de 15/9/2021.

6) Analisar e aprovar o plano de contingência para o retorno das empresas incubadas, encaminhado por meio do memorando n. 120/NINTEC;

7)  Assuntos Gerais.

  1. a) Informar sobre o memorando n. 229/PROINFRA no qual solicita a reabertura do câmpus da UFLA para atividades ao ar livre a partir de 8/9/2021.


SÍNTESE DOS ASSUNTOS TRATADOS:

1) Os novos membros se apresentaram, sendo eles, Zacharias Dannyel de Alencar Guedes Fontes, representante dos discentes da Graduação; Danielle Cristina Pereira, representante dos discentes da Pós-Graduação; José Sebastião Andrade de Melo, representante do Sindicato dos Técnicos Administrativos; e Cássio Ribeiro Gomide, coordenador da Coordenadoria de Saúde da Praec.

2) A presidente sugeriu que a memória de reunião fosse aprovada na próxima reunião, pois dessa forma os novos membros teriam tempo para analisá-la. Todos aprovaram a sugestão. 

3) Cássio Ribeiro Gomide apresentou o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades Presenciais da Coordenadoria de Saúde, com previsão de abertura para o dia 20 de setembro de 2021. Após a apresentação, a presidente abriu espaço para debate e dúvidas. José Sebastião Andrade de Melo discutiu sobre a possibilidade de um novo protocolo, no qual todos os trabalhadores da clínica deveriam estar com o plano vacinal completo. A partir dessa discussão, José Sebastião criou a seguinte proposta: Inclusão no item 1. Recomendações gerais para todos os ambientes da coordenadoria de saúde. 1.1 Para retomadas das atividades presenciais com segurança recomenda-se:- Que o servidor envolvido com atendimento ao público externo tenha seu plano vacinal completo e respeitado o período de 14 dias de sua janela imunológica.- Que alunos em estágio, residência e atividade vivencial em nosso câmpus tenham plano vacinal completo e respeitado o período de 14 dias de sua janela imunológica. Flávia Alvarenga também sugeriu a seguinte proposta: Que aprove o Protocolo da Clínica odontológica da forma como ele se apresenta, sem ressalva alguma. A presidente solicitou que as propostas fossem votadas, a proposta de Flávia foi a que obteve mais votos, 10, e de José Sebastião 3. José defendeu a necessidade do presente comitê adotar a metodologia de apreciação das pautas e elaboração de resoluções a partir de consensos, levando em consideração a natureza técnica dos trabalhos executados, e o destaque de que a metodologia atual de apreciação e votação por maioria simples é inadequada diante das especificidades das questões. Portanto, o protocolo apresentado não sofrerá nenhuma alteração.

4) Helena Maria Ferreira apresentou sobre os Procedimentos de Biossegurança para serem implementados no Concurso Público de professor referente ao Edital PRGDP n° 38, para a área de Leitura e Produção de Textos e Ensino de Língua Portuguesa. Após a apresentação e de algumas correções sugeridas, como os esclarecimentos a respeito da logística da realização do certame, junto à sugestão de José Sebastião sobre a necessidade da exigência ou fornecimento das máscaras de padrão N 95 ou equivalente aos participantes, em seguida, os procedimentos de biossegurança do concurso foram colocados em votação junto com os demais concursos - os concursos públicos para provimento de vaga para docente na área de Língua Inglesa e de professor efetivo da área de Ensino-Aprendizagem de Usos e Estrutura de Língua Inglesa. Todos foram aprovados por unanimidade.

5) Por enquanto, o Protocolo não será aprovado.

6) Não foi aprovado, pois primeiramente precisa ser analisado.

7) Em Assuntos Gerais, a presidente discutiu sobre a descoberta da variante Delta em Lavras, comentou sobre a divulgação da notícia, e pediu para que os membros não vinculem o comitê com política.

8) Ficou decidido que os protocolos dos planos de contingências das unidades deverão ser entregues no dia 26 de setembro de 2021.


DELIBERAÇÕES:

1)  Aprovar a memória de reunião do dia 27 de agosto de 2021;

2) Rever a Portaria: 808 de 1 de agosto de 2021, para verificar quem são os representantes;

3) José Sebastião Andrade de Melo pretende apresentar uma nova pauta para a próxima reunião sobre a vacinação no protocolo geral;

4) Cássio Ribeiro Gomide estudará sobre o plano de contingência para o retorno das empresas incubadas, encaminhado por meio do memorando n°120/NINTEC, a fim de realizar uma  proposta para a próxima reunião;

4) O protocolo de biossegurança da Farmácia do Povo não será avaliado, pois é necessário um retorno gradual e nesse momento devemos trabalhar apenas com as atividades finalísticas. Encaminhar um memorando ao solicitante com essa informação.

5) Consultar os membros do comitê para agendar  as próximas reuniões  em um novo dia e horário, que seja ideal para todos os membros do CEE.