DATA/HORÁRIO: 07/10/2021 – 14 horas

LOCAL: Reunião pelo Google Meet

PAUTA:

1) Aprovar as memórias das reuniões dos dias 10 de setembro e 1° de outubro;

2)Aprovar o protocolo de biossegurança do Nintec, com as sugestões do Alexandre, técnico de segurança do trabalho;

3) Aprovar o Protocolo de biossegurança dos estudantes;

4)  Assuntos Gerais.

1. a) Solicitação de um novo protocolo para o restaurante, com a finalidade que o próprio cliente se sirva.
  2. b) Liberação do câmpus da UFLA para atividade física, para os servidores e alunos.
  3. c) Discutir sobre a circulação do transporte interno no câmpus da UFLA e a superlotação dos ônibus externos.
  4. d) Discutir sobre o serviço de limpeza da Adcon com plano de contingência da UFLA.
  5. e) Permissão para uso do ar condicionado na sala da redação, no setor da  Coordenadoria de Comunicação e no prédio da ABI-Engenharia.

SÍNTESE DOS ASSUNTOS TRATADOS:

1)  As memórias de reuniões foram apresentadas, corrigidas e aprovadas.

2) Cássio Ribeiro discursou sobre as considerações do Alexandre, referindo-se às salas disponíveis no Nintec, as quais comportam até quatro pessoas e são amplas. Considerando-se, assim, a ventilação suficiente para um ambiente seguro, desde que se siga o protocolo, que se use máscaras e álcool em gel, Cássio sugeriu que a resposta ao memorando seja para a aprovação do protocolo do Nintec e não das empresas incubadas, que cada empresa deve elaborar seu próprio protocolo. Por fim, propôs que apenas o protocolo do Nintec fosse aprovado. Com as alterações e considerações sugeridas pelo Alexandre, a proposta foi aprovada por unanimidade.

3) A presidenta abriu espaço para os demais membros darem suas considerações sobre o protocolo. José Sebastião disse apoia a aprovação, pelo fato de o protocolo seguir os demais e ter sido trabalhado por um bom tempo, mas com o destaque de adicionar a equipe de redatores, revisores e a composição atual do CEE. Zacharias Dannyel mencionou a falta de interesse dos alunos em se informarem sobre o protocolo, apenas alguns leram e viram. Foram, então, discutidas formas para que os alunos se conscientizem em ler e aderir ao protocolo. A presidenta sugeriu levar as sugestões debatidas para o CEPE. Por fim, o protocolo foi aprovado.

4) a) A presidenta disse que os responsáveis do restaurante sugeriram um novo protocolo, para que os próprios clientes se sirvam usando luvas. Flávia Alvarenga falou um pouco sobre o protocolo para self-service. Miriam Monteiro propôs que se encaminhe e questione à vigilância sanitária o protocolo e a avaliação de espaço de alimentação dentro do câmpus da UFLA. Foi apoiada por unanimidade. A presidenta salientou que a informação passada pela vigilância sanitária será encaminhada em ato de referendo.

1. b) João Domingos Scalon propôs a liberação do câmpus da UFLA para atividade física. Houve discussão sobre a possibilidade dessa abertura, foram analisados os prós e os contra; no fim, a liberação não foi apoiada.
  2. c) A presidenta informou que a reitoria solicitou à empresa de ônibus Autotrans que aumente a frota. Sobre o transporte interno, foi decidido que circularia apenas quando os estudantes estivessem vacinados com a segunda dose; ainda assim, será discutido novamente em uma nova reunião.
  3. d) A presidenta informou que a administração pediu que levantasse uma avaliação sobre a primeira semana da volta às aulas presenciais, para identificar as falhas. Foi avaliada a frequência de limpeza proposta nos protocolos de segurança e a falta de bebedouros. Foram, então, apontadas soluções para essas falhas, uma delas a fiscalização.
  1. e) Flávia Alvarenga falou sobre os e-mails recebidos pedindo a permissão para o uso do ar condicionado. Foi abordada a possibilidade do uso. Ficou, então, decidido que casos específicos devem ser avaliados.

DELIBERAÇÕES:

1) Adicionar a equipe de redatores, revisores e a composição atual do CEE  ao protocolo de biossegurança dos estudantes, com o auxílio do José Sebastião.

2) Para a permissão do uso do ar condicionado, os casos específicos devem ser avaliados caso a caso, mediante um laudo de biossegurança do trabalho.