DATA/HORÁRIO: 17/11/2021 – 8 horas

PAUTA:

1)         Mudanças no Protocolo de Biossegurança da UFLA;

2)         Assuntos Gerais:

SÍNTESE DOS ASSUNTOS TRATADOS:

1. A presidenta discursou sobre o Protocolo do Minas Consciente, fez suas considerações sobre o distanciamento nas salas de aulas. Miriam Monteiro apresentou o Processo Endêmico e Epidêmico, na qual explicou suas ponderações. Flávia Alvarenga mostrou como funciona o cálculo de distanciamento. Houve discussão sobre a ventilação e restrição de distanciamento nas salas de aula. Priscila Vieira fez as seguintes considerações: 1. Nas salas de aulas com ventilação adequada e com menos de 60 alunos, o distanciamento de 0,5 cm; 2. Nas salas de aulas com ventilação adequada e com mais de 60 alunos, será adotada a capacidade máxima de 50% e o distanciamento de 0,9 cm; 3. Em ambiente aberto e de campo, será adotada a distância de 0,5cm; 4. Cartazes, bebedouros, limpeza de objetos e álcool em gel e cantina, colocar o Minas Consciente e que qualquer proposta que vencer, tem que colocar as outras medidas.

Por fim, Miriam Monteiro propôs recomendar distanciamento sem exigência de métrica mínima e obrigatoriedade de uso de máscara em salas de aulas adequadamente ventiladas ou espaços abertos; aulas com mais de 60 alunos, manter distanciamento linear de 0,9 m. A proposta foi apoiada por unanimidade. A presidenta ressaltou que é a favor do distanciamento de 0,9 m em todas as salas de aula, porém, a maioria dos membros é a favor de não existir o distanciamento de 0,9 m nas salas.  Flávia também se posicionou a favor de existir o distanciamento nas salas de aulas. Em síntese, a presidenta deixou registrado que não sabe se vai conseguir defender a posição do Comitê, que irá pensar no caso e, posteriormente, dará uma resposta. Priscila Vieira afirmou que quem deve definir as ventilações das salas tem que ser a Comissão de fiscalização e monitoramento Covid /UFLA.

DELIBERAÇÕES:

1. Informar aos membros da Comissão de fiscalização e monitoramento Covid /UFLA que eles serão responsáveis por definir quais salas de aulas possuem ventilação adequada.