Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras possui forte envolvimento com a atividade de pesquisa, o que proporciona avanços no conhecimento científico e no desenvolvimento de novas tecnologias e processos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do País.

A competência nessa área concretiza-se em razão de um corpo de docentes e de pesquisadores altamente qualificados, envolvidos nas atividades de ciência, tecnologia, inovação e na formação de recursos humanos. Isso pode ser comprovado pela capacidade da instituição em captar recursos junto às agências de fomento para aplicação em ciência, tecnologia e inovação.

Nos últimos anos, observou-se a expansão da pesquisa na UFLA nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, com benefícios diretos à sociedade. Atualmente a UFLA possui cerca de 500 pesquisadores, que contam com o envolvimento de 1.500 estudantes de pós-graduação, 750 de iniciação científica (sendo 500 bolsistas do CNPq, da Fapemig e de outros parceiros) e, ainda, 150 estudantes do ensino médio público, bolsistas do Programa Bic-Júnior.

A inserção internacional tem sido estimulada por meio de convênios firmados com instituições de outros países para a realização de pesquisas em áreas estratégicas.

A UFLA também investe em inovação tecnológica e proteção ao conhecimento e apoia novos empreendimentos de base tecnológica. O Nintec, Núcleo de Inovação Tecnológica, é o órgão responsável pela gestão dessa política na universidade.

A instituição mantém cinco revistas científicas (Ciência e Agrotecnologia, Cerne, Coffee Science, INFOCOMP – Journal of Computer Science e Organizações Rurais e Agroindustriais), além das séries Textos Acadêmicos, Boletim Técnico e Boletim de Extensão, publicados pela Editora UFLA.

Acesse o site da Pró-Reitoria de Pesquisa