Ciufla, Conex e Congresso da APG têm início - cerimônia celebra 40 anos da Pós-Graduação na UFLA
[caption id="attachment_105747" align="alignright" width="249"]
Congressos tem início no Salão de Convenções[/caption]
Nesta semana estão sendo realizados os congressos científicos tradicionais da Universidade Federal de Lavras (UFLA): 28º Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), 10º Congresso de Extensão (Conex) e 24º Congresso de Pós-Graduação. Com a temática
“Contribuições para o Desenvolvimento Sustentável”, a cerimônia de abertura foi nessa segunda-feira (7/12), no Salão de Convenções, contando com ampla participação da comunidade acadêmica.
Em seu pronunciamento, a professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, vice-reitora da UFLA, enfatizou a ampla participação da comunidade acadêmica, e lembrou que no primeiro congresso de iniciação científica realizado na UFLA apenas 20 trabalhos foram apresentados. Édila também enfatizou o crescimento da UFLA, sempre alicerçado em um ensino, pesquisa e extensão de qualidade, fruto do trabalho e comprometimento de toda a comunidade acadêmica. “São muitos os nossos desafios, um deles é formar bons profissionais, mas também bons cidadãos. Que possamos sempre dar resultados positivos a sociedade que nos financia”, relatou.
[caption id="attachment_105728" align="alignleft" width="249"]
A vice-reitora, professora Édila Von Pinho, enfatizou a ampla participação da comunidade acadêmica[/caption]
O coordenador geral da Associação dos Pós-Graduandos da UFLA Iberê Martí Moreira da Silva observou que neste ano, além de uma maior quantidade de trabalhos inscritos, eles têm apresentado cada vez mais qualidade. “Temos que retornar à sociedade o que ela nos contribuiu. É o momento de sermos mais críticos”, ressaltou.
O pró-reitor de Pesquisa José Maria de Lima ressaltou que foram 1.704 trabalhos inscritos e que serão apresentados durante toda a semana. O pró-reitor de pós-graduação, em exercício, professor Tadayuki Yanagi Júnior salientou que esse fortalecimento dos congressos permite o aprimoramento dos discentes, futuros profissionais. Além disso, Tadayuki destacou a importante participação dos professores da UFLA. “Hoje, temos 381 docentes atuantes na pós-graduação da Universidade”, comentou.
Muito além da pesquisa, a UFLA também tem aprimorado cada vez mais os projetos de extensão e com um número crescente de participação. “A extensão reforça a comunicação no mundo acadêmico e social”, comentou a professora Débora Cristina de Carvalho, pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura.
40 anos da Pós-Graduação
Ainda na solenidade de abertura, foram lembrados os 40 anos da Pós-Graduação na UFLA. Os dois primeiros programas, Agronomia/Fitotecnia e Administração (antes Administração Rural), foram implantados em 1975. Para marcar a data, a vice-reitora fez a entrega do Diploma Comemorativo aos representantes dos dois programas.
[caption id="attachment_105729" align="alignright" width="249"]
1.704 trabalhos inscritos e que serão expostos durante toda a semana[/caption]
Em homenagem aos pioneiros da Pós-Graduação na UFLA e simbolizando os inúmeros professores da universidade, que colaboram para uma instituição cada vez melhor, receberam o Diploma Comemorativo o primeiro coordenador-geral dos Cursos de Pós-Graduação da ESAL/UFLA, professor Paulo Roberto Silva, e ainda os professores Juvêncio Braga de Lima e Moacir Pasqual, fundamentais na história da Universidade. Também recebeu a homenagem Iberê Martí Moreira da Silva, representando os discentes da Pós-Graduação e a Associação dos Pós-Graduandos da UFLA, que completou 30 anos.
[caption id="attachment_105731" align="alignleft" width="249"]
professor Mohamed Habib proferiu a palestra de abertura “Contribuições da universidade para o desenvolvimento sustentável”[/caption]
“Nada acontece por acaso. Tudo é fruto do que você faz. Tudo é consequência de um planejamento”, observou o professor Paulo Roberto ao fazer uma explanação sobre a história na UFLA, relembrando todo o processo de federalização. “Façam a diferença na vida profissional e pessoal. Essa diferença tem nome: dedicação. E hoje, a UFLA está em todos esses rankings, pois tomou a decisão de fazer a diferença. É preciso ser rigoroso consigo mesmo”, enfatizou o professor.
Após a abertura e as homenagens, teve início a primeira palestra, proferida pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Mohamed Habib. Ele abordou o tema
“Contribuições da universidade para o desenvolvimento sustentável”.
“Nós temos que aprender agora a pensar criticamente sobre tudo que nos é apresentado, e como devemos mudar a situação individual para a coletividade. Proponho aqui que comecemos a pensar sempre de maneira coletiva”, comentou o professor durante a sua palestra.
Mohamed atua nas áreas de ecologia aplicada, entomologia econômica, pragas agrícolas e de alimentos armazenados, educação ambiental, desenvolvimento sustentável e indicadores de sustentabilidade, controle biológico, patologia de insetos e agroecologia.
Programação
[caption id="attachment_105751" align="alignleft" width="249"]
Nesta terça-feira (8/12), o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, visitou a sessão de pôsteres do Ciufla.[/caption]
Até quinta-feira (10/12) os trabalhos inscritos para os congressos serão apresentados no Galpão de Eventos da UFLA, no formato pôster, das 8h às 12h e das 14h às 20h30.
O evento será encerrado na sexta-feira (11/12), com a palestra “
A universidade e a educação para a sustentabilidade”, proferida pelo professor Marco Aurélio Leite Fontes (DCF), no Salão de Convenções, às 14 horas. Em seguida, haverá a solenidade de encerramento e premiação dos melhores trabalhos dos congressos.
Consulte a programação dos congressos e outras informações no site
http://ufla.br/congressos/
[caption id="attachment_105730" align="aligncenter" width="612"]
Primeiro coordenador do programa de Pós-Graduação em Administração Rural, hoje Administração, professor Paulo Roberto Silva[/caption]
[caption id="attachment_105734" align="aligncenter" width="612"]
Professor Juvêncio Braga de Lima - homenageado na cerimônia que marca os 40 anos da Pós-Graduação na UFLA[/caption]
[caption id="attachment_105733" align="aligncenter" width="612"]
Professor Moacir Pasqual, representando o Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia[/caption]
[caption id="attachment_105735" align="aligncenter" width="612"]
Iberê Martí Moreira da Silva, representando os discentes da Pós-Graduação e a Associação dos Pós-Graduandos da UFLA, que completou 30 anos.[/caption]
Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA