Estudantes já podem submeter resumos ao Ciufla e Conex

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 13 Julho 2016 05:12 | Última Atualização: Segunda, 11 Julho 2016 09:29
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediará, entre os dias 26 e 30 de setembro, o evento “Gestão das águas ciuflanos espaços públicos”, em que serão realizados o XXIX Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), o XI Congresso de Extensão (Conex) e o XXV Congresso da Pós-Graduação. Interessados em participar já podem submeter resumos ao Conex e Ciufla, que têm como principal objetivo apresentar os resultados dos projetos de extensão da UFLA e divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos alunos de graduação da instituição, respectivamente. A submissão de resumos no Conex encerra no dia 30 de julho e do Ciufla no dia 12 de agosto, e devem ser enviados no site http://ufla.br/congressos/. A abertura do evento será na segunda-feira (26/9) às 8h30 no Salão de Convenções, com a palestra “Gestão das Águas nos espaços públicos”. Ainda na segunda, no período da tarde, iniciam as sessões de pôsteres, que seguem até quinta-feira (29/9) das 8h às 20h30. Para encerrar, na sexta-feira (30/9) haverá uma mesa redonda abordando os critérios de avaliação de projetos das agências de fomento, tendo como moderadores os professores Rafael Pio, João Cândido de Souza e Fátima Moreira. Ainda na sexta, ocorre a solenidade de premiação às 16h. “Água é essencial para a vida no planeta e, portanto, recurso valioso. Despertar as consciências para o importante papel que o setor público tem na sua conservação e gestão é o objetivo deste evento. Pretende-se, ainda, dar ênfase à função do Estado e seus órgãos na gestão eficiente da água, dando oportunidade para que os membros da academia possam compartilhar seus conhecimentos e sugerir propostas viáveis para a preservação e melhoria da qualidade de vida no mundo”, relata a organização do evento. Em 2016, a UFLA recebeu o certificado Blue University em reconhecimento pela gestão das águas. A UFLA é a segunda universidade do mundo a receber o reconhecimento. O certificado atesta que a UFLA é uma instituição que pratica e defende os recursos hídricos compartilhados. Um reconhecimento de que prima pela produção, tratamento, uso e reaproveitamento da água. Portanto, neste ano, torna-se salutar alinhar o tema dos congressos institucionais a tão importante reconhecimento.
Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA