O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnÃsio Teixeira (Inep) publicou nesta segunda-feira, 25/3, Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 com o cronograma e regras da edição. A solicitação de isenção pode ser feita entre os dias 1 e 10/4. As inscrições devem ser feitas entre os dias 6 e 17/5, no sistema Enem. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10/11.
A taxa de inscrição será de R$ 85. Tem direito à isenção o participante que:
– Está cursando a última série do Ensino Médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
– Cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mÃnimo e meio;
– Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de famÃlia de baixa renda com Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mÃnimo ou renda familiar mensal de até três salários mÃnimos.
Solicitação de isenção e justificativa de ausência – Os três perfis de participantes que têm direito à isenção da taxa devem fazer a solicitação entre 1º e 10 de abril, por meio do Sistema Enem. Os documentos aceitos para solicitação de isenção estão listados no anexo II do edital. O participante que já teve isenção no ano passado, faltou aos dois dias de prova, e quer isenção também em 2019, precisa cumprir uma etapa a mais: fazer a justificativa de ausência, também entre 1º e 10 de abril, no Sistema Enem. Os documentos aceitos para justificativa de ausência estão listados no anexo III do edital.
Inscrição – O resultado da solicitação de isenção e da justificativa de ausência será divulgado em 17 de abril. Se forem negados, o participante tem direito a recorrer da decisão entre 22 e 26 de abril. Se forem aprovados, não significa que o participante está inscrito. Todos os participantes precisam fazer inscrição, inclusive aqueles que tiverem a isenção aprovada. O perÃodo de inscrição será de 6 a 17 de maio, também no Sistema Enem. A taxa de inscrição pode ser paga até 23 de maio.
Acessibilidade – A PolÃtica de Acessibilidade e Inclusão do Inep garantirá atendimento especializado, especÃfico e por nome social aos participantes que comprovarem necessidade. Além dos três tipos de atendimentos, são mais de 13 recursos de acessibilidade. Surdos, deficientes auditivos e surdocegos deverão informar, durante a inscrição, se usam aparelhos auditivos ou implantes cocleares. As solicitações, com exceção do nome social, devem ser feitas durante a inscrição.
Cronograma Enem 2019
1 a 10/4 | Solicitação de isenção e justificativa de ausência |
17/4 | Resultado da solicitação de isenção e justificativa de ausência |
22 a 26/4 | Recurso de solicitação de isenção e justificativa de ausência |
2/5 | Resultado do recurso de solicitação de isenção e justificativa de ausência |
6 a 17/5 | Inscrição e solicitação de atendimento especÃfico e especializado |
6 a 23/5 | Pagamento da taxa de inscrição |
3 e 10/11 | Provas |
NA UFLA
60% das vagas dos cursos de graduação presenciais no primeiro semestre de 2020 serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), cujas vagas são preenchidas exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Enem. No segundo semestre, 100% das vagas serão ofertadas pelo SiSU.
A prova do Enem também funciona como a 3ª Etapa para os candidatos do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS), que preenche 40% das vagas ofertadas pela Universidade na graduação presencial em 2020/1º.
Saiba mais sobre o SISU na UFLA
Confira os cursos ofertados pela UFLA
Com informações do Inep.