Ir direto para menu de acessibilidade.
Beethoven

Curso sobre música clássica da UFLA possibilita conhecimento sobre obras famosas

Gentileza solicitar descrição da imagem

Sexta-feira à noite. Sair. Escutar uma boa música. Estudar. Sem gastar nada. As frases anteriores podem ser combinadas e parecem convidativas. E é isso que o regente Daniel Paes de Barros oferece nas últimas sextas-feiras de cada mês. No dia 28/9 foi a vez de conhecer as obras de um dos maiores mitos da música clássica: Ludwig van Beethoven. No Museu de História Natural da UFLA, a partir das 19h, os participantes puderam participar do sexto encontro do curso “Beethoven: uma vida de música”. 

Oferecido pela Coordenadoria de Cultura da Proec, o curso possibilita aos participantes conhecer a obra de Beethoven em audições de cada uma de suas sinfonias. De acordo com o regente Daniel, o objetivo dos encontros é de oferecer às pessoas informações a fim de que elas possam encarar as obras com um outro “olhar”. Ele ainda comenta que as obras são extensas e que as pessoas geralmente escutam em casa; os encontros auxiliam o público a entender a contextualização histórica, comentários sobre a orquestra, curiosidades sobre as sinfonias, detalhes não antes percebidos, entre outros aspectos que ajudam as pessoas a identificar os sons que Beethoven representou na música. “O curso tem certos pontos de apoio e mantém a atenção das pessoas. Beethoven é muito falado, mas poucos conhecem as nove sinfonias”, afirma. 

Carlos Santana de Oliveira Falavina é estudante do curso de Engenharia Mecânica na UFLA e toca violino. O estudante comparece desde o terceiro encontro e diz que o curso o auxilia quando ele pratica as sinfonias. “Eu aprendo aspectos de harmonia, melodia, composição, entre outros inúmeros aspectos. De um jeito ou de outro me ajuda na hora de tocar, porque eu consigo entender o porquê daquilo que toc;, aí fica mais fácil”, comenta o violinista.

Sobre o curso

O curso “Beethoven: uma vida de música” acontece nas últimas sextas-feiras de cada mês. Com entrada gratuita, os encontros ocorrem das 19h às 21h no Museu de História Natural da UFLA e é aberto a toda comunidade. Os próximos encontros já têm data marcada: em outubro, dia 26. No mês de novembro, dia 30. Já em dezembro devido às festividades de final de ano, o curso ocorrerá dia 7. 

Alberto Moura, bolsista UFLA/Fapemig

Confira abaixo as fotos do evento.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção