OUTUBRO ROSA

Coordenadoria de Saúde lança episódio de podcast sobre a saúde da mulher

Publicado: Sexta, 29 Outubro 2021 14:54

O mês de outubro é conhecido internacionalmente como o mês de conscientização para o controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, contribuindo para  um maior acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento e para a redução da mortalidade.

Pensando na importância do tema,  a  Coordenadoria de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal de Lavras  (Praec/UFLA) lançou no dia (25/10) o episódio do podcast “Saúde em Foco – UFLA” com o tema “Outubro Rosa”. O  episódio traz um bate-papo entre o psicólogo da Universidade Federal de Lavras (UFLA), João Maurício de Pádua Souza, e o médico mastologista e ginecologista Cássio Haddad, que também é docente na Faculdade de Ciências da Saúde (FSA), sobre a importância da conscientização, os mitos e tabus que cercam o tema.

O "Saúde em Foco - UFLA” terá programas periódicos e abordará temas relacionados à saúde no câmpus, tendo como referência as datas temáticas da saúde (Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Vermelho, entre outras), além de sugestões dos ouvintes sobre temas que acharem pertinentes.

A ação visa a tornar mais acessível temas sobre saúde aos diversos ouvintes, tendo a comunidade universitária como público-alvo. Esse formato também dá mais flexibilidade ao ouvinte, que pode escolher qual conteúdo consumir no horário que preferir.

Para o Coordenador de Saúde da UFLA, Cássio Ribeiro Gomide, a ação é importante,  para alcançar mais pessoas na comunidade universitária e conscientizar sobre temas importantes. “Com o podcast, buscamos melhorar as ações de conscientização em saúde dentro da comunidade universitária, visando à promoção do bem-estar no câmpus e à prevenção de agravamentos em saúde. Vamos abordar diversos temas em saúde e também divulgar programas e eventos temáticos. Trata-se de uma ferramenta com a qual podemos atingir o maior número possível de pessoas. Esperamos proporcionar a oportunidade de melhoria da qualidade de vida com algumas dicas práticas”.

Os programas são apresentados pelo psicólogo da UFLA João Maurício de Pádua Souza. A comunidade pode sugerir temas a serem abordados nos episódios do “Saúde em Foco - UFLA” pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

O podcast “Saúde em Foco - UFLA” conta com programas periódicos e está disponível em diversas plataformas de streaming (Spotify , Breaker, Google Podcasts, Pocket Casts e RadioPublic).

Ouça aqui o podcast.