CALOUROS ESTRANGEIROS

A Diretoria de Relações Internacionais promoveu a Recepção de Estudantes Internacionais 2023/1

Publicado: Sexta, 17 Março 2023 14:18
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na sexta-feira (10/3), a Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Lavras (DRI/UFLA) promoveu a recepção dos estudantes internacionais ingressantes no primeiro semestre de 2023. Estiveram presentes aproximadamente 46 estudantes, de 13 países: Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Colômbia, França, Haiti, Itália, Moçambique, Panamá, Paquistão, Peru e Uruguai. No período da manhã, estiveram presentes o reitor da UFLA, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior, e a equipe da Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), para esclarecer dúvidas dos estudantes. No período da tarde, as atividades se concentraram no Campus Histórico, onde houve apresentações artísticas, visita ao Museu de História Natural, além de degustação de comidas típicas brasileiras.

O reitor da UFLA ressaltou a importância desse movimento de intercâmbio para a Universidade e a cidade de Lavras: “tais interações com estudantes estrangeiros trazem pra nós não só uma situação em que estes vêm aqui aprender, mas também ensinar. Eles vão viver a cultura brasileira, vivenciar o ambiente da cidade de Lavras, o ambiente da UFLA. Essa troca é extremamente importante. Temos, hoje, uma grande e produtiva parceria com os países africanos, trabalhando no projeto de extensão da Agência Brasileira de Cooperação, o que cada vez evidencia a relevância desta Universidade para o desenvolvimento dos países não só da África, mas também da América Latina e outras partes do mundo. Esse movimento enriquece a Universidade, aumentando o valor agregado ao conhecimento abarcado aqui pelo ensino, a pesquisa e também a extensão.”

O diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior, ressalta que “a UFLA tem avançado nas relações internacionais com base no plano de internacionalização, apoiando-se no planejamento estratégico, pensando em ações de curto e médio prazo.”

O intercambista da Itália Antônio Dogali, mestrando em Engenharia Agrícola, acredita que “esses movimentos e programas asseguram um intercâmbio cultural, promovendo e ampliando conhecimentos, cultura e formas de pensar. A UFLA é uma universidade que oferece diversos serviços na área agrária, a área verde do câmpus é bela. Estou muito feliz em estar aqui e sei que todo o conhecimento adquirido será muito útil.”

Para oferecer suporte aos estudantes internacionais, a Diretoria de Relações Internacionais abarca outros programas, como Brother UFLA e Família Anfitriã. Para saber mais sobre o assunto, acesse a página da diretoria.

Confira as fotos da Recepção de Estudantes Internacionais 2023/1: