Ir direto para menu de acessibilidade.

Dade oferece três oficinas de formação continuada para docentes da UFLA

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 25 Mai 2018 11:43 | Última Atualização: Segunda, 09 Julho 2018 16:17 | Acessos: 259

A Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade) oferecerá três oficinas de formação continuada para docentes da UFLA. O período de inscrição será de 1/6 a 11/6 e devem ser realizadas no SIG. O local de realização das oficinas será no Polo INES/UFLA (câmpus histórico, em frente à DIRED). 

  • Oficina 1 – Introdução às Práticas de Metodologias Ativas (Semipresencial) Carga horária: 8 horas
    Data de realização: de 11/6 a 22/6 
    Nº de vagas: 20 vagas 
    Prelecionista: Alexandre José de Carvalho Silva (DIRED/PRG) 
    Ementa - Apresenta um panorama das principais práticas de metodologias ativas disponíveis visando oferecer variadas possiblidades a serem utilizadas em diferentes contextos de sala de aula. Propõe uma reflexão acerca dos componentes fundamentais para a utilização de Metodologias Ativas: o papel do professor, o protagonismo dos estudantes e a avaliação integrada. Na oficina serão propostas atividades visando trabalhar com as seguintes metodologias: Aprendizagem por pares; Sala de aula invertida; Aprendizagem baseada em problema e Rotação por estações de trabalho. 
    Cronograma de atividades: Atividades não presenciais: 11/6 a 13/6 Encontro presencial: 14/6, de 14h às 17h Atividades não presenciais: 15/6 a 22/6
  • Oficina 2 - Produção de recursos audiovisuais como estratégia de ensino e aprendizagem (presencial) Carga horária: 8 horas 
    Data de realização: de 21/06 a 28/6
    Nº de vagas: 8 vagas Prelecionistas: DIRED/PRG
    Ementa – Demostrar as diferentes estratégias e técnicas de produção de recursos audiovisuais.  Planejar e elaborar uma vídeo-aula no estúdio.
    Cronograma de atividades: 1º Encontro: 21/6, de 14h às 17h 2º Encontro: 28/6, de 14h às 17h
  • Oficina 3 - Construindo Objetivos de Aprendizagem Carga horária: 8 horas
    Data de realização: de 18/6 a 21/6 (atividades pré-encontro presencial, via Campus Virtual)
    Nº de vagas: 20 vagas
    Prelecionista: Miriam Graciano (DSA)
    Ementa - Por meio da metodologia de sala de aula invertida serão apresentadas as aplicações práticas das três dimensões da Taxonomia de Bloom no que se refere ao plano de ensino, plano de aula e avaliação da aprendizagem.
    Cronograma de atividades: Encontro presencial: 22/6, de 9h às 12h (Para o encontro presencial é importante que o cursista leve o seu plano de ensino)

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.