Índice de aprovação dos egressos da UFLA no último exame da OAB foi um dos melhores do País

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 07 Mai 2018 16:04 | Última Atualização: Terça, 10 Julho 2018 14:56

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) comemora o resultado alcançado pelos egressos do curso de Direito no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na XXIV edição do exame, com resultado divulgado em março, foram 74% de aprovação para a UFLA, percentual muito acima da média geral obtida pelas instituições, que foi de apenas 23,17%, de acordo com a planilha geral de resultados por Instituição de Ensino Superior (IES).

O desempenho dos profissionais formados na UFLA foi um dos melhores do País. De 1422 instituições que tiveram egressos inscritos para o XXIV Exame da OAB, apenas 29 apresentaram resultado superior a 70% nas aprovações. Se forem consideradas apenas instituições com no mínimo dez participantes, a UFLA, que registrou 50 inscritos no Exame, está entre as 15 com maiores índices de aprovação.

Para a chefe do Departamento de Direito (DIR), professora Isabela Dias Neves, o resultado indica que o curso, mesmo sendo recente, está preparando bem os estudantes, destacando-se no cenário jurídico nacional. “Nosso curso, desde sua autorização e consequente reconhecimento, vem obtendo um excelente nível de aprovação nos exames da OAB, chegando agora a esse alto percentual. Isso demonstra o comprometimento da instituição com o ensino superior de qualidade, seja devido ao conteúdo programático, seja devido ao corpo docente e discente extremamente qualificado. O envolvimento de todos os servidores e o empenho dos estudantes são essenciais para esse sucesso”, avalia.

A partir dos resultados o último exame, a professora Isabela deixa uma mensagem aos egressos: “A vitória dos nossos alunos é a nossa vitória! Por isso, o Departamento de Direito deseja que a dedicação e comprometimento com que encararam esse desafio sejam contínuos e impulsionem uma carreira de sucesso, sempre pautada pela ética e respeito ao próximo. Parabéns a todos!”.

O coordenador do curso, professor Ricardo Teixeira, também comenta o resultado: "O índice mostra que a dedicação de alunos, professores e técnicos na construção do curso tem sortido bons efeitos, e nos faz acreditar que estamos no caminho correto. A excelente colocação revela também que o curso já não é uma promessa, mas efetivamente um dos melhores cursos de Direito do País, com infraestrutura, biblioteca e pessoal que não deixam a desejar na comparação com instituições mais tradicionais".

Sobre o curso

As atividades do curso de Direito na UFLA tiveram início em 2012. Logo de início, no processo de autorização, obteve avaliação de nota máxima pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Também teve aprovação em todos os requisitos avaliados pela OAB. Nesses seis anos, o curso consolidou diferenciais que garantem qualidade à formação dos estudantes. É o caso da forte articulação entre teoria e prática, prevista no projeto pedagógico; das atividades extraclasses; dos recursos de infraestrutura; e do corpo docente qualificado, formado por doutores e mestres.

Agregam experiências ao processo de ensino oportunidades como as oficinas de prática jurídica, atuação em projetos de pesquisa e extensão, empresas juniores e outras organizações acadêmicas.