Curso de licenciatura em Educação Física comemora uma década de trajetória
Na comemoração de dez anos do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professores e especialistas de renome na área recordaram a história do curso de licenciatura e a importância da formação de professores em Educação Física durante o primeiro Seminário Integrador, um decênio de trajetórias (in)formativas. Com a participação de 120 estudantes, o evento aconteceu de 25 a 26 de junho.
Na ocasião, uma galeria de imagem dos gestores do Departamento foi inaugurada, um livro sobre as memórias do Departamento foi lançado e os participantes também conferiram mostra de cinema.
Na abertura do encontro, o professor Bruno da Silva (DEF/UFLA) ressaltou que o seminário conectou o passado e o presente do Departamento. “O evento é um esforço do Departamento na construção de diálogos embasados nas diferenças em prol das finalidades do curso”, disse.
O chefe do DEF/UFLA, professor Luiz Henrique Rezende Maciel, na ocasião representando a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, relembrou que o Departamento de Educação Física lidera o número de projetos de extensão dentro da universidade. “Atendemos, pelo menos, duas mil pessoas da comunidade, o que demonstra o impacto da Educação Física na Instituição. Registrar o primeiro decênio é importante à medida que define como chegamos até aqui”, apontou.
O professor Kleber Tüxen Carneiro (DEF/UFLA) destacou a importância da trajetória do Departamento. “Para sabermos onde queremos ir, temos que saber de onde viemos”, ressaltou. Durante a apresentação, um dos principais especialistas brasileiros em Pedagogia do Esporte, o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Alcides José Scaglia, elogiou os cursos de Educação da Física da UFLA. "A Universidade é uma das poucas instituições de ensino superior do País em que o Departamento de Educação Física se compromete com a aproximação entre licenciatura e bacharelado na área".
Pedagogia
O evento também contou com a Conferência sobre a trajetória dos 25 anos da Pedagogia do Jogo e seu imbricamento com a Pedagogia do Esporte, ministrada pelo professor Alcides José Scaglia, da Unicamp. Na apresentação, o especialista explicou o ensino do futebol a partir do processo de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento do esporte. "É importante compreendermos metodologia do esporte. Já tivemos um período, na década de 80, em que o esporte era massacrado como prática da Educação Física, ao adotarem no passado o esporte por uma perspectiva de alienação. É necessário discutir a prática de ensino do esporte e falar sobre competição. O treinador esportivo é um professor, logo sua formação é equivalente", afirmou.
Alcides reforçou a importância da pedagogia do futebol de rua na formação dos jogadores. "A criança precisa ter liberdade de brincar com a bola, de se expressar sem compromisso, para depois aprender a técnica", defendeu. O professor da Unicamp ainda alegou que a universidade deve se aproximar da comunidade. "As instituições de ensino superior devem romper os muros entre o conhecimentos empírico do científico e ajudar a transformar o mercado. Quando aplicamos a pedagogia do jogo com ênfase no futebol, a academia demonstra que é possível formar professores e métodos qualificados aptos a ganhar jogos em campo", justificou.
Livro
Na última terça-feira (26/6), o Seminário ainda contou com o lançamento do livro: Por entre histórias e memórias: percursos e percalços do curso de licenciatura em Educação física da UFLA, dos autores Bruno Adriano Rodrigues da Silva e Kleber Tuxen Carneiro, ambos professores do DEF.
O professor Kleber fez um agradecimento especial a todos os colaboradores que compartilharam as memórias do Departamento. Na ocasião, o professor Bruno comentou que as razões que levaram à publicação do livro foram: a comemoração do decênio do curso, a preservação da memória institucional, o compromisso com a compreensão da formação docente em Educação Física e o desenvolvimento de pesquisas históricas da Instituição.
O evento contou com a participação da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; do diretor da Editora UFLA, Marco Aurélio Carneiro; do chefe do DEF, professor Luiz Henrique Rezende Maciel.
[ngg_images source="galleries" container_ids="981" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="1" thumbnail_width="100" thumbnail_height="75" thumbnail_crop="1" images_per_page="25" number_of_columns="5" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="0" slideshow_link_text="[Show as slideshow]" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]
Pollyanna Dias, jornalista- bolsista Dcom/Fapemig
Ana Carolina Rocha, estagiária Dcom/UFLA