Ir direto para menu de acessibilidade.

Dicas de português: use pôr nas locuções

Escrito por DCOM | Publicado: Segunda, 25 Junho 2018 10:24 | Última Atualização: Quarta, 04 Julho 2018 11:12 | Acessos: 146

Assim como falar quase substitui dizer no uso comum, colocar praticamente assumiu todas as funções de pôr. Mas é preciso distinguir.

Colocar significa pôr em algum lugar e emprega-se para coisas materiais: Colocou os talheres na mesa. / Dois homens colocaram os quadros na parede. / Colocou o tapete na sala.

Pôr aparece nas locuções e frases feitas (este é o caso principal em que colocar é usado de maneira inadequada), no sentido figurado e na definição das coisas abstratas e do espírito. Assim: Pôs em prática o que havia prometido. / Pus os pensamentos em ordem. / Pusemos os adversários frente a frente.

Da mesma forma: pôr em pratos limpos, pôr em xeque, pôr o dedo na ferida, pôr um ponto final, pôr fogo em, pôr o assunto em dia, pôr a mesa, etc.

Apesar disso, repare como a predominância absoluta hoje é de frases como: "Colocou fogo" no mendigo. / "Colocou" o assunto em pratos limpos. / "Colocou" o adversário em xeque. / "Colocamos" o dedo na ferida.

Seja rigoroso: falar não é dizer e colocar não é pôr.

Paulo Roberto Ribeiro DCOM

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.