Ir direto para menu de acessibilidade.

Dicas de Português: penalizar não significa punir

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 12 Junho 2018 10:27 | Última Atualização: Quarta, 04 Julho 2018 15:20

Todo ano, quando a Receita Federal divulga as normas para pagamento do Imposto de Renda, o comentário é inevitável: O governo vai penalizar ainda mais a classe média.

A afirmação pode até ter cabimento, mas está expressa em mau português: penalizar significa causar pena e não punir. Assim, o verbo aparece corretamente em frases como: Nada o penalizava mais que a situação do amigo. / Ficou penalizado pelas vítimas do abalo.

O uso errado de penalizar como prejudicar, castigar ou punir resulta de modismo e da duplicidade de sentido da palavra pena, que designa tanto piedade quanto punição. Veja como substituir o verbo: O jogador não deve ser punido (e não penalizado) pelo Tribunal. O aumento prejudicou (e não penalizou) os consumidores. A diretora castigou (e não penalizou) os alunos faltosos. O Artista acabou punido ou castigado (e não penalizado) pela ousadia.  

Fonte: Com todas as letras – o português simplificado               Eduardo Martins  

Paulo Roberto Ribeiro - DCOM

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.