Ir direto para menu de acessibilidade.
GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

Mais de 90 estudantes colaram grau no sábado (18/8)

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 21 Agosto 2018 18:27 | Última Atualização: Terça, 21 Agosto 2018 18:30 | Acessos: 980
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) promoveu no sábado, 18/8, a colação de grau dos formandos dos cursos de Educação a Distância 2018/1: Administração Pública, Filosofia, Letras-Inglês, Letras-Português e Pedagogia.

Mais de 90 estudantes receberam seus certificados de conclusão de curso, sendo prestigiados pelas famílias e amigos.  Para o formando de Administração Pública do polo de Campos Gerais Dalys Ricardo Rabêlo, o aluno da EaD tem que ser muito empenhado. “Muitos são pais de família que trabalham, e este é um grande desafio:  conciliar família, emprego e estudos. Muita gente acha que estudar a distância é fácil e que o curso é simples. Mas o aluno tem que ser mais aplicado. Para mim é uma conquista porque parei os estudos por duas vezes, mas com este o curso a distância consegui conciliar com o serviço e a família. Hoje eu estou concluindo o curso e agradeço esta oportunidade que a UFLA me proporcionou.”

O juramento foi feito pela aluna do curso de Administração Pública Taila Cristina dos Reis Lopesdo, polo de Campos Gerais, e o discurso foi realizado pela aluna Cecília Francisca Silva Jaen, aluna de Administração Pública do polo de Cambuí. Cecília iniciou seu discurso usando o trecho do poeta Fernando Pessoa: “O valor das coisas não estão no tempo em que elas duram,  mas na intensidade do que acontece. Por isto existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. A formanda também enfatizou que o curso de EaD foi um período especial, que faz de todos os concluintes verdadeiros guerreiros. “Este momento não é um fim, mas o começo de um futuro brilhante.” Ela aconselhou aos colegas agirem com ética, fé, lisura, honestidade, retidão, humildade, paciência e justiça, de forma a colaborar para o bem comum.

A cerimônia foi conduzida pelo diretor de Educação a Distância, professor Cleber Carvalho, acompanhado do conselheiro da Universidade e chefe do Departamento de Ciência da Computação, professor Renato Ramos da Silva; da secretária dos Conselhos Superiores da Universidade, Ione Dias Bertolucci; do conselheiro do CUNI, professor João Domingos Scalon; do patrono dos formandos, professor Renato Silvério Campos e dos coordenadores de cursos: professora Heloísa Rosa Carvalho (coordenadora do curso de Administração Pública); professor Luiz Roberto Takayama (representando coordenação do curso de Filosofia); professora Roberta Guimarães Franco Faria de Assis (representando a coordenação dos cursos Letras-inglês e Letras-Português); professora Gionana Rodrigues Cabral (coordenadora do curso de Pedagogia). 

Entre as homenagens houve a entrega da medalha e do certificado de mérito acadêmico aos formandos que obtiveram o melhor desempenho em cada curso: Jonathan Costa Fonseca, bacharel em Administração Pública, e Waldir Moreira de Sousa, licenciado em Filosofia.

O professor Cleber Carvalho de Castro parabenizou os formandos e manifestou seu orgulho, já que para ela a formatura marca o coroamento de muito esforço, feito por anos, e que agora se concretiza. “A  EaD  vem crescendo muito não só na UFLA, mas  no Brasil todo,  tanto na rede público quanto privada. “Hoje a EaD corresponde a 20% das matrículas no ensino superior. Atualmente, para cada três alunos que ingressam na Universidade, um aluno é do ensino a distância”.  Segundo ele, existem várias projeções para o futuro que mostram que esse número deve crescer ainda mais. “Isso não é um fenômeno só brasileiro, mas por diversas partes do mundo isto tem ocorrido.”

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.