COLAÇÃO DE GRAU

UFLA confere diploma de graduação a mais de 400 estudantes

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 27 Agosto 2018 15:45 | Última Atualização: Quarta, 29 Agosto 2018 21:55
formandos de pé e convidados nas arquibancadas ao fundo

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) promoveu na sexta-feira (24/8) a outorga de grau a 411 formandos que concluíram seus cursos de graduação no primeiro período letivo de 2018. Foram duas sessões solenes do Conselho Universitário (CUNI), pelas quais os estudantes passaram oficialmente à posição de profissionais, agora prontos para atuar no mercado de trabalho em suas áreas de formação. Ao todo, formandos de 24 cursos participaram das cerimônias.

Na solenidade iniciada às 14h, receberam o título de graduados os formandos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), Direito, Educação Física (licenciatura e bacharelado), Filosofia, Física, Letras, Matemática, Medicina Veterinária, Química (licenciatura e bacharelado) e Zootecnia. A condução das atividades foi feita pela reitora em exercício, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, que parabenizou os estudantes pela conquista da formatura. “Compartilhamos com vocês esse momento tão importante; tão importante para os formandos quanto para nós, servidores desta instituição, que nos preocupamos com a formação cidadã e técnica de excelência”.

Já durante a sessão das 18h30, a outorga de grau foi concedida aos formandos dos cursos de Administração, Administração Pública, Ciência da Computação, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Florestal, Nutrição e Sistemas de Informação. Na ocasião, o reitor e presidente do CUNI, professor José Roberto Soares Scolforo, também enalteceu a conquista dos estudantes, lembrando que ela foi obtida em uma das três universidades federais do País avaliadas, simultaneamente e por cinco anos consecutivos, com nota máxima no indicador Conceito Institucional (CI) e no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (IGC/MEC). “O desempenho de vocês no Enade contribuiu para esse resultado. Vocês são parte dessa história.” Ele disse ainda aos novos profissionais que, a partir desse momento, eles passam a ser embaixadores da UFLA no mercado de trabalho . “Para desempenhar essa função, um dos quesitos mais importantes é cumprir o juramento que fizeram nessa colação, sobretudo o respeito e serviço ao próximo, independentemente de etnia, crenças e condição social”, destacou.

Estudantes com destaque acadêmico ou esportivo recebem honraria especial

A emoção que marca o momento de conclusão do curso foi intensificada, nas duas solenidades, pela presença de amigos e familiares dos formandos, pelo juramento proferido, pelos discursos dos oradores das turmas, pela homenagem das turmas a professores e servidores técnico-administrativos e pelas honrarias “Mérito Acadêmico” e “Mérito Esportivo”, destinada aos formandos que obtiveram destaque em sua trajetória acadêmica.

De toda a experiência, os novos profissionais levarão consigo as memórias do tempo de graduação e os votos de sucesso da UFLA, um sucesso que, conforme resumiu a professora Édila, exigirá dedicação e muito trabalho. “Formandos, vocês são privilegiados, fazem parte de apenas 6% da população brasileira com diploma universitário. Por isso, cada um de vocês é tão importante para a sociedade que os financiou. Agora é hora de retribuir na forma de trabalho. Não temam frente aos riscos. É importante gostar do que se faz e lutar pela profissão de vocês. Os conhecimentos recebidos nesta instituição os ajudarão para sempre na caminhada e estarão ao lado da humanidade”, frisou.

Formandos homenageados

Mérito acadêmico

Bacharel em Agronomia, Antônio Marcos Cardoso de Sá.

Bacharela em Ciências Biológicas, Nayara Pereira.

Licenciada em Ciências Biológicas, Letícia Aparecida Ferreira de Abreu.

Bacharel em Direito, Vagner da Silva Batista.

Bacharel em Educação Física, Christian Passos Andrade

Licenciada em Educação Física, Letícia Vieira Barbosa.

Licenciada em Letras, Jeniffer Aparecida Pereira da Silva.

Bacharel em Medicina Veterinária,  Lucas Carneiro de Resende.

Licenciada em Química, Ander Francisco Pereira.

Bacharela em Administração, Teisa Bustamante Maglioni.

Bacharel em Administração Pública, Diego Mutti Ferreira Cremasco.

Bacharel em Ciência da Computação, Álisson Vilaça Silva.

Bacharela em Engenharia Ambiental e Sanitária, Jessica Lucchesi.

Bacharel em Engenharia de Controle e Automação, George Lucas Dias.

Bacharela em Nutrição, Ana Caroline Ventris de Godoy.

Mérito Esportivo

Bacharel em Educação Física, Christian Passos Andrade.

Bacharela em Educação Física, Micaela Aparecida Atala Pelluzi.

Bacharel em Educação Física, Cleyson Duarte.

Texto: Ana Eliza Alvim, com contribuição de Gláucia Moraes e Pollyanna Dias.

Confira as fotos:

Solenidade da tarde (fotos: Ana Eliza Alvim, Pollyanna Dias, Karina Mascarenhas e Melissa Villas Boas)

Solenidade da noite (fotos: Gláucia Moraes, Camila Caetano, Laís Diniz e Alberto Moura)