AULA INAUGURAL

Novos pós-graduandos iniciaram semestre letivo na UFLA

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Quinta, 13 Setembro 2018 13:46 | Última Atualização: Sexta, 14 Setembro 2018 09:41

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) deu início ao semestre letivo da pós-graduação com uma aula inaugural em 28/8, no Salão de Convenções. Em 2018/2, ingressaram na pós-graduação 243 novos discentes – 166 no mestrado e 77 no doutorado, dos quais cinco estudantes são estrangeiros.

No encontro, os discentes foram recepcionados pelo pró-reitor de Pós-graduação, professor Rafael Pio, que abordou as principais normas e portarias e explicou a importância de se conhecer o regulamento geral da pós-graduação e os regimentos internos de cada programa, além das disciplinas obrigatórias e das eletivas, que devem ser escolhidas em comum acordo com os orientadores para contribuir com o tema de investigação da pesquisa do pós-graduando.

O pró-reitor salientou, ainda, a importância da participação dos discentes em eventos científicos na UFLA, no Brasil e no exterior e das publicações científicas em periódicos de impacto. “Temos no empenhado para proporcionar discussões científicas aprofundadas entre a comunidade acadêmica, com a realização anual do Congresso da Pós-graduação, que este ano chega a sua 27ª edição. Além disso, a PRPG conta com programas de apoio aos discentes para a publicação de periódicos, como o Programa de Apoio à Publicação Científica em Periódicos de Alto Impacto (PAPC)”, ressaltou.

Evolução dos programas na UFLA

A qualidade dos programas de pós-graduação da Universidade teve considerável evolução nos últimos anos. Um balanço do ano de 2017 mostrou o aumento de 13% de estrangeiros nos Programas de Pós-Graduação, 35% de teses redigidas em inglês, e 30% de discentes participando de doutorado sanduíche, entre outros fatores comparados ao ano anterior. Segundo o pró-reitor Rafael Pio, a expectativa é de aumento em todos os indicadores para os anos de 2018 e 2019.