FORMAÇÃO

1º Encontro geral do Programa de Mentoria das turmas de medicina foi realizado nesta semana

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 14 Setembro 2018 14:22 | Última Atualização: Sexta, 14 Setembro 2018 14:22
Gentileza solicitar descrição da imagem

Foi realizado em 10/9 o primeiro encontro geral das turmas do curso de Medicina do período de 2018/2, relativo às disciplinas de Mentoria. O objetivo foi apresentar a nova proposta pedagógica dessas disciplinas, reunindo estudantes dos oito períodos do curso, bem como os professores mentores.

A Mentoria é um programa de suporte e acompanhamento acadêmico que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento profissional e pessoal do estudante do curso de Medicina. É uma atividade curricular obrigatória do curso, estruturada em três ciclos. No primeiro ciclo (os dois primeiros anos do curso) o foco está no acolhimento do estudante, procurando adaptá-lo ao intenso ritmo de estudos e responsabilidades na prática do cuidado. Nos dois ciclos seguintes, com foco no profissionalismo, relação médico-paciente e carreira médica, prepara-se o estudante para o futuro exercício da profissão de forma mais direta. Os mentores são os professores do curso, que conduzem as disciplinas de mentoria.

O encontro foi organizado pela comissão responsável pela elaboração e condução das oficinas de formação docente do Departamento de Ciências da Saúde (DSA). As atividades contaram também com o acompanhamento da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade), que possui representação na comissão.

A proposta do Programa de Mentoria foi construída por meio de reuniões mensais, questionários estruturados e grupos focais, considerando-se sempre a demanda dos alunos do curso de Medicina e dos professores pertencentes ao programa. De acordo com a Dade, essa estratégia, além de fortalecer o programa, tem propiciado seu aprimoramento por meio de uma estruturação colaborativa, participativa e com base científica.

O programa também inclui um projeto de pesquisa intitulado “Mentoria como Estratégia Pedagógica”, vinculado ao FAIMER Institute, Philadelphia. O FAIMER é uma organização internacional que visa melhorar as condições de saúde das comunidades, promovendo excelência na educação das profissões em saúde por meio de atividades de pesquisa e desenvolvimento docente.

Com informações de Warlley Ferreira Sahb