Novo Curso

Aula inaugural da Engenharia Física é realizada na UFLA

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Quarta, 19 Setembro 2018 15:53 | Última Atualização: Quarta, 19 Setembro 2018 15:58

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (19/9) a aula inaugural do curso de bacharelado em Engenharia Física da UFLA, novo curso da ABI- Engenharias. O evento reuniu estudantes interessados na área, que poderão optar pelo curso a partir do segundo período da graduação, em 2019/1º, para participarem de uma aula especial ministrada pelo professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco, Sérgio Machado Rezende, ex-ministro da Ciência e Tecnologia e ex-presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que apresentou as possibilidades da engenharia física na inovação tecnológica e reforçou a importância da educação, da ciência e da tecnologia no desenvolvimento da economia mundial.

Na mesa de abertura, o coordenador do curso de Engenharia Física, professor Jefferson Esquina Tsuchida, lembrou do empenho de toda a equipe do Departamento de Física (DFI) e da Direção Executiva para a abertura do bacharelado e reforçou o objetivo do curso. “Sabemos o tamanho de nossa responsabilidade. Queremos formar engenheiros preparados para o mercado de trabalho, para que possam utilizar a ciência e a inovação para a resolução de problemas. Esperamos que vocês, alunos, utilizem de todo o potencial que a UFLA oferece, tanto em recursos humanos quanto em infraestrutura, para que se tornem profissionais de excelência”, disse.

Segundo o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes, o novo curso de Engenharia de Física tem como proposta a sinergia com as diferentes áreas de excelência da UFLA e a integração com as outras engenharias. Ele falou dos elementos que devem nortear a formação dos novos engenheiros, dentro de uma perspectiva de inovação e desenvolvimento da sociedade. “Devemos buscar o incentivo ao empreendedorismo com responsabilidade social, para que seja impulsionador do desenvolvimento humano, e à inovação sustentável, sempre considerando os fatores ambientais. Nossa visão é a formação de um engenheiro humanista, que esteja sempre atento às consequências de seu trabalho”, ressaltou o pró-reitor.

A aula inaugural contou ainda com a participação do coordenador do curso ABI – Engenharias, professor Adriano Viana Ensinas, e do chefe do DFI, professor Sérgio Martins de Souza.

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Física da UFLA