AVALIAÇÃO

Enade 2017: desempenho de cursos da UFLA se mantém acima da média

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 23 Outubro 2018 14:02 | Última Atualização: Sexta, 18 Outubro 2019 17:37
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), divulgou em 9/10 os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aplicado em 2017. Dezenove cursos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) passaram pelo Exame nessa edição e obtiveram resultado acima da média das instituições de ensino superior: enquanto no Brasil 28,6% dos cursos têm os melhores conceitos (4 e 5), na UFLA, 93,3% dos cursos avaliados ocupam essa faixa de destaque.

No País, 537.360 estudantes concluintes, de 1.478 instituições de ensino, foram avaliados. O Enade é previsto na lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem o objetivo de avaliar o desempenho de quem conclui os cursos de graduação, tanto em conteúdos gerais, quanto naqueles específicos da área de formação. É um exame obrigatório, sendo exigido para que o estudante participe da colação de grau. A cada ano, grupos diferentes de cursos passam pelo exame, em um ciclo que se completa trienalmente. Em 2017, fizeram o Enade cursos das áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins (bacharelados e licenciaturas); e controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial (cursos superiores de tecnologias).

Dos 36 cursos da UFLA, 19 foram avaliados em 2017, sendo 15 na modalidade presencial e 4 na modalidade de Educação a Distância (EaD). No geral, os cursos mantiveram suas notas ou evoluíram. De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, considerando o conjunto de instituições que participaram do Enade, o resultado da UFLA foi excelente. “O nível de excelência se mantém inclusive quando se compara com o grupo de Instituições Públicas Federais e com as instituições de Minas Gerais. Em Minas, 35,7% das instituições estão nessa faixa dos conceitos equivalentes a muito bom e ótimo (notas 4 e 5). Já se considerarmos apenas as instituições federais do País, o percentual é de 49,3%. A UFLA está nesses grupos com melhores indicadores de avaliação”, diz.

Após a etapa de 2017, a UFLA conta agora com 28 cursos que já participaram do Enade em pelo menos uma edição: 7 cursos da instituição possuem o conceito 5  (25%), 17 cursos o conceito 4  (61%), 1 curso na média geral, com conceito 3, equivalente a “bom” (4%) e 3 cursos com conceito 2  (10%), sendo que desses três casos dois são referentes a cursos em extinção, da modalidade EaD. Outros oito cursos da UFLA serão avaliados em edições futuras: Direito, Pedagogia, Engenharias da Área Básica de Ingresso (ABI), Medicina e Engenharia Física.

Confira os cursos presenciais avaliados em 2017:

tabela enade

*Entre os cursos da modalidade EaD, Pedagogia obteve nota 4. Já três cursos cuja oferta para ingresso foi interrompida em 2013 - Letras Português, Letras Inglês e Filosofia – ficaram com nota 2.

Outro indicador já divulgado pelo Inep é o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD). Ele leva em conta uma comparação entre o desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Enade, buscando mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. Para novembro, está prevista a divulgação do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que também consideram o Enade.

Acesse as informações completas: Press Kit do Enade 2017

Assunto(s): Enade