CONQUISTAS

Equipe Troia foi premiada na maior competição de robótica da América Latina

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 29 Novembro 2018 17:08 | Última Atualização: Sexta, 30 Novembro 2018 11:06
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Equipe de Tecnologia, Robótica, Otimização e Inteligência Artificial (Troia) participou da 14° edição da Winter Challenge, maior competição de robótica da America Latina, que contou com mais de 500 robôs e 1300 participantes, com projetos de robótica autônomos, combate, trekking e follow lines. O evento ocorreu no Instituto Mauá de Tecnologia em São Caetano do Sul-SP, em julho.

Nesta edição a Troia apresentou oito projetos, sendo que dois foram premiados.O destaque da equipe nessa competição mostra a tecnologia e inovação que está sendo desenvolvida dentro da universidade.

Conheça os projetos premiados

Pegasus - vice-campeão: o quarto robô de combate construído pela equipe participa na categoria Featherweight (13,4 Kg – 30lb). Foi desenvolvido objetivando a aplicação de todo o conhecimento adquirido nos três projetos anteriores, revendo erros já cometidos e aplicando a fundo os acertos. Ele tem como arma um tambor 'Eggbeater' rotatório, feito de Aço 4340 temperado e revenido, que pode desferir golpes com alto dano. Este robô também utiliza a placa eletrônica Parkinson, conferindo a ele uma alta potência. Logo em sua primeira competição, Pegasus conquistou o primeiro lugar de sua categoria.

Tesla - tetracampeonato: o quinto projeto da equipe a leva a expandir sua participação em eventos para além do combate. O time de Hóquei de robôs Tesla foi construído no ano de 2015 e é composto por quatro robôs: Resistor, Capacitor, Indutor e Transistor com 6,8 Kg cada e, assim como os robôs Aquiles e Pégasus, também utilizam a placa eletrônica Parkinson. Nesse mesmo ano já se tornou atual campeão da categoria de Hóquei nos eventos promovidos pela empresa Robocore, Winter Challenge e URC. O projeto tesla no ano de 2017 também foi campeão mundial, vencendo na Robogames (California - EUA).

Assista o vídeo com os melhores momentos da competição

Ana Carolina Rocha, estagiária DCOM/UFLA.