Ir direto para menu de acessibilidade.
Formatura

Bolsistas do BIC Júnior receberam certificados

Publicado: Quarta, 05 Dezembro 2018 18:20 | Última Atualização: Quinta, 06 Dezembro 2018 12:29

Ao lado dos familiares e amigos, sessenta estudantes do Ensino Médio de oito escolas estaduais de Lavras celebraram nessa terça-feira (4/12) a conquista do certificado pela conclusão das atividades do Programa de Iniciação Científica Júnior (BIC Júnior). Depois de atuarem três anos em projetos de pesquisa na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o grupo conclue essa etapa de formação com mais conhecimento na bagagem. 

 Na ocasião, a formanda da Escola Estadual Azarias Ribeiro  Janice Maculan reconheceu os resultados do esforço. "O Bic Júnior  proporcionou experiências e muito conhecimento para lidarmos na graduação que iremos seguir e evoluirmos na vida acadêmica", disse. 

A solenidade de entrega dos certificados foi conduzida pelo pró-reitor de Pesquisa, professor Teodorico de Castro Ramalho e pela coordenadora do programa BIC Júnior na UFLA, professora Rita de Cássia Stuart.

O professor Teodorico de Castro Ramalho parabenizou a iniciativa, justificando que a Universidade precisa estar em interação com a sociedade e dar um retorno ela, sempre com vistas à melhoria das condições de vida da sociedade.  "O mérito do programa está na abertura de horizontes e criação de oportunidades para a comunidade mais vulnerável, com o objetivo que ela tenha acesso ao ensino de alto nível da Universidade. Muitos pais, que não tiveram condições de cursar o superior, vêem no filho o sonho realizado. Vários estudantes retornam para as escolas com novas ideias, auxiliando o próprio professor nas feiras de ciências, por exemplo", afirmou, ressaltando que de 70% a 80% dos formandos ingressam na UFLA já no primeiro Enem (Exame Nacionaldo Ensino Médio) realizado. 

Relembrando a trajetória do BIC Jr., a professora Rita de Cássua Stuart reforçou as habilidades desenvolvidas no programa. "Ao longo de 13 anos de existência, visualizamos ganhos em autonomia, responsabilidade, respeito, perda da timidez e melhora na escrita de quem participa do Bic Jr. Os estudantes ganham vivência no contexto acadêmico tanto pelo uso de laboratório e salas de pesquisas, quanto no relacionamento com outros estudantes da UFLA e docentes. O resultado é a continuidade na vida acadêmica", afirmou. A professora Rita, após agradecer a todos que colaboram com o Programa, ainda enfatizou a importância do programa para a formação cidadã, cultural e intelectual. "Cada vez mais formamos estudantes reflexivos quanto ao sentido da pesquisa científica para a sociedade e o impacto que causam para o meio ambiente, contribuições construídas durante o processo e de extrema importânica na sociedade", ressaltou. 

Em média, o programa contempla 150 bolsistas ao ano. Este ano marcou a entrada dos estudantes da Escola Estadual Tiradentes no Bic Jr. "Ampliamos a divulgação no programa nas escolas estaduais quando percebemos o desconhecimento sobre o projeto por alguns estudantes do nono ano. Essa é a nossa postura ao longo dos anos: nos aproximamos mais das escolas e, consequentemente, ganhamos em participação dos alunos", declarou. 

 Mais sobre o Programa

Iniciado em 2005, o BIC Júnior é um programa apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é despertar a vocação científica em estudantes do ensino médio da rede pública, incentivando talentos potenciais a prosseguir no caminho acadêmico. Durante três anos, eles participam de atividades de pesquisa científica e tecnológica, com orientação de pesquisadores da Universidade.

Formandos 2018 

Aline Pereira Do Santos

Ana Julia Alberico Freitas

Ana Laura Marcelino

Ana Luisa Moreira Pena

Ana Luíza Pereira de Souza

Ana Luiza Silva

Ana Paula Cassiano da Silva

Ariela Pereira Mesquita

Bárbara Aparecida Borges de Assis

Bianca Silva Batista

Camila Gualberto Silva

Cleber Henrique Silva Junior

Daniela Ferreira Silva

Desirée Tonagino de Carvalho

Elizabeth Souza Lima Alves

Ellen Thaise da Silva

Emanuel Lucas de Andrade Alves

Emanuely Soares Teixeira

Emilly Nunes Carvalho

Geovanna Garcia Teixeira

Giselle Aparecida de Oliveira

Gustavo Henrique Miliorelli

Ivania Carvalho Silva

Janice Edileusa Maculan

João Carlos Santos Tavares

João Pedro Silva Rodrigues

Joyce de Sá Costa

Kellen Fernanda da Silva

Kerolayne Kethelyn Felizardo

Lara Emillyane Oliveira Sales

Larissa Maria da Silva

Letícia da Silva Armindo

Leticia Nataly de Oliveira

Leysiane Eduarda Eugênio

Lorena de Fátima Oliveira

Luana de Carvalho Rodrigues

Luana Pereira Zampiere

Marcos Gabriel da Silva

Mariana de Paula Silva

Mariely de Lima Silva

Marili Galvino Santos

Maysa Silva Batista

Millene Machado de Oliveira

Pietra Maurilio Nascimento

Raquel de Oliveira Rocha

Rayane Kethulyn Diniz Carvalho

Ruty Tamires Souza Pimenta

Samara Victoria Santos de Jesus

Samuel Henrique de Oliveira Evaristo

Sarah Ferreira Silva

Stela de Paula Silva

Talita da Conceição Batista

Thaiane de Abreu Salgado

Thalisson Felipe de Melo Faustino

Thamirys Valentino Braz

Thiago Adorno de Almeida

Victória Leandra da Cruz

Victória Satler Ribeiro

Walisson Fonseca Severiano

Zério Andrade Júnior

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.