INVESTIMENTO NO ENSINO

Começa na UFLA a 4ª Semana de Planejamento e Formação Docente – programação vai até sexta (14/12)

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 11 Dezembro 2018 06:47 | Última Atualização: Terça, 11 Dezembro 2018 06:54
Gentileza solicitar descrição da imagem

Mais de cem professores se reuniram nessa segunda-feira (10/12) para a abertura da 4ª Semana de Planejamento e Formação Docente da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento teve início às 14h, no Anfiteatro do Departamento de Biologia (DBI), conhecido como Ramalhão. Nesta edição, as atividades estão voltadas para a avaliação e o repensar dos processos nos cursos de graduação da UFLA.

As falas iniciais de abertura foram da vice-diretora de Avaliação de Desenvolvimento do Ensino, professora Francine de Paula Martins Lima, e do diretor, Warlley Ferreira Sahb, que manifestou o desejo da equipe da Diretoria de Avaliação de Desenvolvimento do Ensino (Dade) de que a Semana continue crescendo em participação, como se tem observado. Ele também colocou a Diretoria à disposição da comunidade universitária, para que, por meio do diálogo e das buscas conjuntas por soluções, seja possível avançar ainda mais no ensino.

formacao docente4

Na sequência, o pró-reitor de graduação, professor Ronei Ximenes Martins, lembrou que a UFLA é reconhecida externamente pela excelência no ensino, mas fez uma ponderação: “isso não é garantia de que assim o seremos no futuro. Precisamos nos preparar, por meio da melhoria contínua. E a mobilização pela formação docente tem mostrado bons resultados nesse sentido: o retorno tem sido positivo por parte dos estudantes e dos professores. As pessoas conseguem perceber que os cursos ofertados geram um diferencial”, avaliou.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, também esteve presente e expressou satisfação ao ver a adesão dos professores à proposta. “O fato de estarem aqui é uma demonstração de estarem interessados em aprender mais, em participar”. Ele propôs a reflexão sobre os desafios do processo ensino-aprendizagem considerando-se as atuais gerações de estudantes e as próximas que virão. “As características de uma geração a gente não pode mudar – estamos convivendo com jovens de muita informação e pouca concentração. A solução para mantermos a qualidade nesse novo cenário é que nós nos reinventemos, que estejamos de mente e coração abertos para novas tecnologias e novas pedagogias, sem abrir mão da posição e da autoridade do professor”. Scolforo disse ainda que a comunidade universitária deve permanecer sempre comprometida com a qualidade do ensino, pois considera que as universidades são o maior patrimônio que o País possui. “O conhecimento que move o Brasil é produzido majoritariamente dentro das universidades, ou então é produzido por pesquisadores formados nas universidades e que vão atuar em centros de pesquisas de empresas e outros órgãos”.

A professora do Departamento de Direito (DIR) Fernanda Borges está participando pela segunda vez da Semana e considera o evento fundamental. Como sua formação inicial não é na docência, diz que sempre procura se aperfeiçoar em termos pedagógicos. Ela relata ter participado do curso de metodologias ativas da Dade e já colocou em prática o aprendizado neste semestre.

formacao docente5A programação da Semana vai até 14/12 (confira os detalhes da Semana de Formação e Planejamento Docente). Uma novidade no roteiro deste ano é a realização de uma audiência pública, que ocorrerá na quarta-feira (12/12), às 14h, para que professores e estudantes dialoguem sobre formas de avaliação. O tema é: "Avaliação da aprendizagem: caminhos para melhorarmos nossas práticas e nossos resultados".

Desde a criação da Dade, em 2016, foram promovidas mais de 80 ações de formação, com mais de 1700 certificados emitidos. Para saber mais sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Diretoria na área da formação docente, acesse a última edição do Jornal UFLA (páginas 18-21).