NA PRÁTICA

Projetos de Engenharia Civil são usados como mobiliário urbano do prédio da ABI

Escrito por DCOM | Publicado: Terça, 11 Dezembro 2018 16:24 | Última Atualização: Quarta, 22 Setembro 2021 15:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

Observando-se a deficiência de mobiliário urbano na Universidade Federal de Lavras ( UFLA), o professor do Departamento de Engenharia (DEG) Saulo Rocha Ferreira executou, com os estudantes do 5° período da disciplina Projetos em Engenharia Civil I, a produção de Projetos de mobiliário urbano, que serão incorporados à área de convivência do prédio da ABI.

A intenção do projeto é implantar mobiliários em outros setores da Universidade futuramente. O mobiliário ajudará na realização de atividades cotidianas, como pontos de informação, descanso, execução de tarefas e espera de transporte coletivo.

De acordo com o professor Saulo Rocha Ferreira, "o objetivo é integralizar os estudantes do 5° período por meio de ações em que eles possam  aprender e aplicar na sociedade. Além de mostrar que a engenharia está também nos pequenos detalhes, não apenas nos edifícios, pontes etc". O docente afirma que "foi um grande desafio para os estudantes, o que acarretou uma ampliação da concepção de engenharia e assim eles  puderam produzir projetos inovadores. Foi um momento para abrir a mente a criatividade".

Segundo o coordenador do curso, Lucas Henrique Pedroso Abreu,  "a ideia é trazer para a engenharia civil problemas que ocorrem socialmente e, a  partir daí, desenvolver projetos com novas técnicas.  O mobiliário é apenas uma etapa. Além disso, este projeto alinha o tripé da Universidade: ensino, pesquisa e extensão". A estudante Rafaela Martins Furtado disse que a experiência foi gratificante e que pode contar com o apoio da Pró-reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra), Unidade Experimental de Produção de Painéis de Madeira (Uepam) e Departamento de Engenharia (DEG). Os projetos foram feitos a partir de materiais alternativos.

Ana Carolina Rocha, estagiária DCOM/UFLA.

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.