Projetos de Engenharia Civil são usados como mobiliário urbano do prédio da ABI
Observando-se a deficiência de mobiliário urbano na Universidade Federal de Lavras ( UFLA), o professor do Departamento de Engenharia (DEG) Saulo Rocha Ferreira executou, com os estudantes do 5° período da disciplina Projetos em Engenharia Civil I, a produção de Projetos de mobiliário urbano, que serão incorporados à área de convivência do prédio da ABI.
A intenção do projeto é implantar mobiliários em outros setores da Universidade futuramente. O mobiliário ajudará na realização de atividades cotidianas, como pontos de informação, descanso, execução de tarefas e espera de transporte coletivo.
De acordo com o professor Saulo Rocha Ferreira, "o objetivo é integralizar os estudantes do 5° período por meio de ações em que eles possam aprender e aplicar na sociedade. Além de mostrar que a engenharia está também nos pequenos detalhes, não apenas nos edifícios, pontes etc". O docente afirma que "foi um grande desafio para os estudantes, o que acarretou uma ampliação da concepção de engenharia e assim eles puderam produzir projetos inovadores. Foi um momento para abrir a mente a criatividade".
Segundo o coordenador do curso, Lucas Henrique Pedroso Abreu, "a ideia é trazer para a engenharia civil problemas que ocorrem socialmente e, a partir daí, desenvolver projetos com novas técnicas. O mobiliário é apenas uma etapa. Além disso, este projeto alinha o tripé da Universidade: ensino, pesquisa e extensão". A estudante Rafaela Martins Furtado disse que a experiência foi gratificante e que pode contar com o apoio da Pró-reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra), Unidade Experimental de Produção de Painéis de Madeira (Uepam) e Departamento de Engenharia (DEG). Os projetos foram feitos a partir de materiais alternativos.
Ana Carolina Rocha, estagiária DCOM/UFLA.
Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.