FORMAÇÃO DE DOCENTES

Avaliação do ensino superior é debatida na 4ª Semana de Planejamento e Formação Docente Continuada

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 11 Dezembro 2018 16:03 | Última Atualização: Terça, 11 Dezembro 2018 16:05
Gentileza solicitar descrição da imagem
O diretor da Dade, Warlley Ferreira Sahb, apresentou os resultados das avaliações internas e externas da UFLA

Os resultados obtidos nas avaliações de ensino superior de 2017 e 2018 foram apresentados e debatidos com os docentes pela Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade), nesta segunda-feira (10/12), durante a 4ª Semana de Planejamento e Formação Docente Continuada. A apresentação incluiu tanto as avaliações externas realizadas pelo MEC quanto os instrumentos avaliativos internos da Instituição.

Das avaliações externas, foram destacados: a nota dos cursos de graduação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); o Conceito Preliminar de Curso (CPC – indicador de qualidade dos cursos calculado com base no Enade e outras variáveis) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC – avalia as instituições de ensino superior). O diretor da Dade, Warlley Ferreira Sahb, chamou atenção para os elevados indicadores obtidos pela UFLA em todas essas avaliações.

Dentre as avaliações internas, foram apresentados os dados do Programa de Avaliação Continuada dos Cursos de Graduação da UFLA (Avalie), tanto na versão voltada para discentes quanto na direcionada a docentes. O diretor enfatizou a preocupação da Dade em gerar não só dados estatísticos gerais, mas também segmentados por curso, para servir de subsídio aos coordenadores de curso no processo de gestão.

Professora responsável pela Coordenadoria de Avaliação do Ensino, Francine de Paulo Martins Lima

De acordo com a docente responsável pela Coordenadoria de Avaliação do Ensino, Francine de Paulo Martins Lima, a Dade trabalha para que esses instrumentos avaliativos ajudem a fomentar espaços de discussão entre as coordenações de curso e os docentes, por um lado, e entre docentes e discentes, por outro.

A professora do Departamento de Administração e Economia (DAE) Paloma Santana fez questão de ressaltar a importância do Avalie no processo de ensino aprendizagem. “Com base na avaliação dos alunos, pude aperfeiçoar a metodologia das aulas e já sinto resultados concretos”, afirmou. A relevância da avaliação também foi reconhecida por outros docentes, que apresentaram propostas para estimular e ampliar a participação dos alunos no Avalie.

Sobre a Dade

A Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade) é vinculada à Pró-reitoria de Graduação (PRG). O órgão foi criado em 2016 com a finalidade de apoiar as ações de avaliação, ensino e aprendizagem dos cursos de graduação.

Dentre suas ações, destacam-se a realização semestral da Semana de Planejamento e Formação Docente Continuada; a oferta, em fluxo contínuo, de cursos de formação; o apoio aos processos de avaliação externa e a realização de avaliações internas.