Certificação do Ensino

Curso de Direito da UFLA recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda entre 1500 instituições do País

Escrito por Ana Carolina | Publicado: Segunda, 04 Fevereiro 2019 09:19 | Última Atualização: Terça, 12 Fevereiro 2019 15:27
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na última quarta-feira (30/1), o curso de Direito da Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu o Selo de Qualidade OAB Recomenda em uma cerimônia realizada na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Brasília. Dos 1500 cursos de Direito do País, a OAB certificou apenas 161 instituições de ensino superior, estando a UFLA entre elas.

O representante da UFLA no evento, professor Fellipe Guerra David, ressaltou a evolução do curso e o desempenho da UFLA e seus estudantes. "É extremamente gratificante poder fazer parte de mais essa conquista do curso de Direito da UFLA. Com ela, nosso curso, ainda novo, recebe os mais altos reconhecimentos da educação jurídica brasileira: inicia em 2012 com conceito 5 no MEC e é, em 2017, reconhecido também com o conceito máximo; no mesmo ano recebe o reconhecimento da OAB; e, agora em 2019, na primeira vez que participa da avaliação, é agraciado com o Selo OAB Recomenda, concedido a apenas 161 cursos de Direito do Brasil. Tudo isso reflete a competência e o compromisso de nosso departamento e da Instituição em zelar, sobretudo, pela qualidade do ensino. Mas, além disso, o empenho e dedicação dos nossos estudantes em fazer do Direito/UFLA motivo de muito orgulho para todos nós!".

Na cerimônia, o Secretário de Educação Superior e consultor matemático da sexta edição do Selo de Qualidade OAB Recomenda, Mauro Luiz Rabelo, salientou os aspectos técnicos da certificação. “A escolha de trazer para dentro do método do selo critérios técnicos científicos oriundos da matemática e da estatística demonstra o compromisso da OAB em fazer dessa insígnia algo do maior porte possível em termos técnicos”, afirmou.

Além disso, o secretário-geral da OAB, Felipe Sarmento, que é presidente da Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB Recomenda, destacou a importância do trabalho realizado para a elaboração da certificação. “Ao longo de suas edições, o Selo OAB Recomenda alcançou o patamar de guia da educação jurídica brasileira, mostrando para a sociedade as instituições que são destaque na oferta do curso de Direito. Seu propósito é evidenciar as faculdades com elevado padrão, com base nos resultados obtidos por avaliações fidedignas com o Exame de Ordem Unificado e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes”, declarou ele.

O curso de Direito da UFLA alcançou resultados de destaque no último Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na 25ª edição do exame, a UFLA alcançou 64% de aprovação, o 4° melhor resultado de Minas Gerais, e o segundo melhor ao se considerar as instituições em que inscreveram mais de cinquenta alunos. Além disso, a Instituição alcançou uma média de pontuação três vezes maior que a média nacional, que foi de 20,38% para as 1430 instituições relacionadas na planilha da OAB.

Para o coordenador do curso, professor Ricardo Teixeira, "o selo é o reconhecimento do trabalho feito pelo Departamento de Direito e pela estrutura da Universidade e, principalmente, da dedicação dos estudantes aos estudos". A chefe do Departamento de Direito, professora Isabela Neves, afirma que o resultado evidencia o compromisso da UFLA com a qualidade do ensino que oferta. "Nosso curso de Direito se mostra cada vez mais qualificado, se inserindo muito bem no cenário jurídico nacional. Parabenizo nossos docentes e técnicos que, com mérito e dedicação, viabilizaram essa conquista. E, de forma especial, congratulo os discentes pela seriedade com que conduzem os seus estudos e o curso", ressalta Isabela.

Confira a ista com as Intituições certificadas.

Ana Carolina Rocha, estagiária DCOM/UFLA