COLAÇÃO DE GRAU

Cursos de graduação EaD conferiram grau a 90 estudantes no sábado (9/2)

Escrito por Luiz Felipe Santos | Publicado: Segunda, 11 Fevereiro 2019 17:22 | Última Atualização: Segunda, 11 Fevereiro 2019 17:56
Colação de grau EaD 2018-2

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou no sábado, 9/2, a colação de grau dos formandos dos cursos de Educação a Distância de 2018-2: Administração Pública, Filosofia e Pedagogia.

O diretor de Educação a Distância, professor Cleber Carvalho, destacou a importância do ensino a distância e reforçou a necessidade de aprimorar essa modalidade, tendo em vista seu crescimento e difusão, inclusive na modalidade presencial, na qual o ambiente virtual de aprendizagem tem um papel complementar na formação do discente.

Carvalho discorreu também sobre a trajetória da UFLA e relembrou o lugar de destaque que a Universidade ocupa. Enfatizou que o ensino a distância oferecido pela Instituição, apesar de pouco pleiteado, possui avaliações de classificação tão elevadas quanto as dos cursos presenciais, sendo, assim, uma excelente oportunidade para aqueles que precisam, de alguma forma, de maior flexibilidade de horários.

Segundo o diretor, "inúmeras vezes as pessoas acabam tendo uma visão equivocada do que é o ensino a distância. Muitas acreditam ser mais fácil e menos rigoroso, mas isso é um desacerto, pois o cumprimento do conteúdo programático é equivalente. Além disso, é indispensável que o aluno tenha um grau maior de disciplina para conseguir gerir o tempo de dedicação aos estudos".

A formanda em Pedagogia Ana Paula da Silva Braga, do polo de Jabuticatubas, prestou o juramento em nome de todos os novos profissionais. Após conferidos os títulos de bacharel em Administração Pública e de licenciado em Filosofia e Pedagogia, a oradora oficial da turma, Rafaela Mota, fez seu pronunciamento. Parafraseando Rubem Alves, disse: “há universidades que são gaiolas e há universidades que são asas. A UFLA nos deu asas, e tenho a convicção de que agora temos condições de voar longe e buscarmos novos horizontes”.

Vilmara Sueli Aparecida da Silva, que se formou em Pedagogia, disse estar muito feliz com a conclusão do curso e reforçou: “EaD não é fácil, mas ela é possível para todas as pessoas que acreditam na formação e na educação. Ser professor é ser a base de um país, é ser cidadão”.

Entre as celebrações, houve, também, a entrega da medalha e do certificado de mérito acadêmico à licenciada em Pedagogia Darlene de Faria Silva, pelo elevado desempenho durante sua trajetórial no curso.

Além do diretor de Educação a Distância, participaram da condução da cerimônia de colação de grau a pró-reitora adjunta de Graduação, Ana Carla Marques; a patronesse da turma e coordenadora do curso de Pedagogia, Giovanna Rodrigues Cabral; a secretária dos Conselhos Superiores da UFLA, Ione Dias Bertolucci; o coordenador do curso de Filosofia EaD, André Chagas Ferreira de Souza; a coordenadora do polo UAB de Jaboticatubas, Nair Rosalina Siqueira Ferreira, e a coordenadora do polo UAB de Lavras, Telsuíta Laudomira Pereira Santos.