novidade

G Suite for Education: espaço ilimitado e mais segurança nas contas de e-mail da UFLA

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 22 Fevereiro 2019 10:02 | Última Atualização: Sexta, 22 Fevereiro 2019 10:38
Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI)

A UFLA conta agora com o GSuite for Education, uma ferramenta de comunicação on-line gratuita de e-mail, bate-papo, agenda e compartilhamento de dados. Uso ilimitado dos serviços de e-mail, com controle de spam, calendário, contato, comunicação digital, armazenamento e compartilhamento de documentos são algumas das vantagens dessa plataforma.

Os recursos disponibilizados trazem também ferramentas específicas para o trabalho docente, como o gerenciamento de salas, criação de aulas, distribuição de tarefas e elaboração de questionários. Outras poderão também ser utilizadas nos setores administrativos, como, por exemplo, a edição de documentos de forma colaborativa, pela qual eles podem ser editados simultaneamente em qualquer lugar e em tempo real para estudantes, ex-alunos, docentes, técnicos administrativos e terceirizados.

Agora os e-mails da UFLA passam a ser @ufla.br (para docentes, técnicos administrativos e terceirizados) e @estudante.ufla.br (para estudantes). A migração de todas as contas de docentes, técnicos administrativos, terceirizados e estudantes já foi realizada.

O diretor de Gestão da Tecnologia da Informação, Erasmo Evangelista de Oliveira, considera esse um dos maiores avanços da UFLA no quesito comunicação e acessibilidade à informação. Destaca ainda que a DGTI organizará cursos na forma de EAD já no mês de março, para que todos da comunidade possam usufruir ao máximo das funcionalidades do novo sistema.

Principais vantagens:

Gmail

Um sistema de e-mail mais moderno para toda a Universidade. Espaço ilimitado (isso mesmo, não precisa se preocupar com a sua caixa de entrada; agora você pode usar o seu e-mail como um drive), além de mais segurança e filtro AntiSpam mais rígido.

Drive

Armazenar e organizar tarefas, documentos ou ementas de cursos com segurança e ter acesso a tudo de qualquer dispositivo. E lembrando: sem limite de espaço.

Contato com os ex-alunos

O estudante da UFLA, após formado, não terá a sua conta institucional desativada. Ele continuará usufruindo de todas as vantagens do GSuite, como o espaço ilimitado. Além disso, a UFLA poderá manter contato com os egressos, enviando-lhes notícias sobre concursos, processos seletivos, eventos, entre outros assuntos importantes para esse grupo.

Agenda

Agora é possível compartilhar agenda, ou criar uma agenda compartilhada com os membros da sua turma ou instituição, para não perder as programações.

Documentos, Planilhas e Apresentações

Precisa fazer um documento de forma colaborativa? Com o GSuite é fácil colaborar, compartilhar feedback e trabalhar em conjunto em tempo real em documentos, planilhas e apresentações.

Hangouts Meet

Conecte-se virtualmente usando videochamadas e mensagens seguras, para que o aprendizado continue fora da sala de aula.

Grupos

Crie e participe dos fóruns da turma para incentivar a comunicação e a conversa.

Google Sala de Aula

É uma ferramenta simples e fácil de usar, que ajuda os professores a gerenciar atividades. Com ela, os professores podem criar turmas, distribuir tarefas, dar notas, enviar feedbacks e ver tudo em um único lugar.

Deseja encontrar dicas e aprender a utilizar os aplicativos do G Suite? Acesse: http://gsuite.ufla.br

Equipe da DGTI responsável pelo projeto de implantação do Gsuite na UFLA

Equipe do Projeto de Implantação do Gsuite na UFLA