calouros

Recepção de calouros: mais de mil estudantes iniciam uma nova etapa na UFLA

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quarta, 13 Março 2019 12:58 | Última Atualização: Quinta, 14 Março 2019 09:16
Gentileza solicitar descrição da imagem

A recepção dos calouros da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi realizada nesta quarta-feira (13/3). Com o início do semestre letivo, 1.044 estudantes iniciam uma nova etapa de sua formação. Os calouros assistiram ao vídeo institucional e, em seguida, receberam as boas-vindas do pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins.

Em seguida, o gerente da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Lavras, Júlio César Walwitz Cardoso, conversou com os estudantes sobre a prevenção de zoonoses na cidade. A recepção contou ainda com a presença do tenente da Polícia Militar Sanges Marques Guimarães, que deu dicas de trânsito e segurança pública.

Em seguida, o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, recepcionou todos, apresentou a equipe de pró-reitores e os coordenadores dos cursos. “Caso ocorra algum problema, vocês podem procurar os coordenadores dos cursos, que muitas vezes farão o papel dos seus pais que estão distantes”. Além disso, salientou o cuidado da UFLA para com os estudantes. “Temos aqui o Restaurante Universitário a preço acessível, e serviços totalmente gratuitos como o Mamute para transporte interno, consultórios odontológicos, posto médico que funciona em período integral, entre outros”.

Em sua fala, também enfatizou o compromisso que os estudantes devem ter com o seu futuro, com as suas famílias, com a instituição que representam e com o país, que investe na sua formação. “Não se deixem atrair pelos excessos. É preciso ter equilíbrio entre estudar e se divertir”. E, ainda o compromisso como embaixadores da UFLA. “É preciso que vocês saiam da UFLA mais preparados. Sejam cidadãos solidários, que respeitem a todos. Aqui na UFLA respeitamos toda diversidade que existe”.

IMG 9215E, entre tantos novos estudantes, entusiasmados com todas as novidades, havia ali uma mãe: Marcilene Calixto, 50 anos, acompanhada da sua filha Isabela Callixto, 24. A novidade é que desta vez Marcilene é a caloura. Já formada em Letras e com especialização em psicopedagogia, ela ingressa agora no curso de Pedagogia na UFLA. “Até me emocionei quando tocou o hino nacional. É a realização de um sono estar aqui na UFLA, em uma universidade pública, tão conceituada. Estou muito feliz com essa oportunidade”. A filha, Isabela, também é estudante na UFLA, no curso de Nutrição. “Estou aqui para dar o máximo de apoio”.

Confira todas as fotos no Facebook da UFLA

Acesse aqui a programação completa