PRODOCENTE

Dade relança Prodocente, como programa anual de formação docente continuada

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 15 Março 2019 14:13 | Última Atualização: Sexta, 15 Março 2019 17:57
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Projeto de Formação Docente Continuada - Prodocente foi relançado com um novo formato pela Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade). A apresentação da nova proposta foi realizada no dia 11/3, durante a V Semana de Formação e Planejamento Docente.

"O projeto foi concebido inicialmente para promover ações esporádicas de formação continuada aos professores da Instituição. O novo formato amplia e potencializa esse objetivo, com a criação de um programa anual destinado a qualificar os processos de ensino e aprendizagem de acordo com as demandas e necessidades formativas no contexto UFLA", explica o diretor da Dade, Warlley Ferreira Sahb.

No novo formato, o Prodocente incluirá atividades ao longo de todo o ano. "Inicialmente, serão oferecidos dois módulos. O primeiro abordará temas relacionados aos desafios da docência no ensino superior. O segundo enfocará questões didático-pedagógicas específicas à atuação em sala de aula, para aprimorar a docência na UFLA", explica a vice-diretora da Dade, professora Francine de Paulo Martins Lima. A organização desta primeira etapa ficará a cargo da Dade.

Após a formação comum, cada docente poderá traçar uma “trilha”, optando por um percurso formativo dentro de um quadro de possibilidades, a partir da escolha de cursos de curta e média duração que atendam suas demandas específicas. Outra novidade desta etapa é que os próprios docentes poderão colaborar com a oferta de cursos.

Em fevereiro, foi realizada a primeira experiência da fase de formação comum, a partir de uma demanda apresentada à Dade pelo Departamento de Física. Em abril, será disponibilizado a todos os docentes o cronograma com as ações previstas para o primeiro semestre. Também será aberto o período para encaminhamento de propostas de cursos.