Ir direto para menu de acessibilidade.
dicas de português

'Falência múltipla de órgãos' ou 'falência de múltiplos órgãos'?

Escrito por DCOM | Publicado: Quarta, 20 Março 2019 11:13 | Última Atualização: Quarta, 20 Março 2019 11:13 | Acessos: 1203
Gentileza solicitar descrição da imagem

Segundo Luis Fernando Correia, comentarista da CBN, a expressão mais utilizada pela medicina é falência de múltiplos órgãos.

“Essa é uma questão técnica da saúde, e não necessariamente uma questão de português”, de acordo com o professor Pasquale.

Por isso, foi solicitada a ajuda do médico Luís Fernando Correia, que explicou que essa expressão decorre de uma situação em que os órgãos do corpo vão falindo aos poucos.

Na medicina, especificamente nos livros de terapia intensiva, é usada a expressão falência ou disfunção de múltiplos órgãos (inclusive é o que, tradicionalmente, é escrito nos atestados de óbito).

Portanto, se você quiser se comunicar com mais propriedade, deve dizer: falência de múltiplos órgãos.

Fonte: http://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/83725/falencia-multipla-de-orgaos-ou-falencia-de-multipl.htm  (com adaptações)

Paulo Roberto Ribeiro/DCOM

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.