Ir direto para menu de acessibilidade.
Dicas de Português

Dicas de português: expressões que geram dúvidas

Escrito por DCOM | Publicado: Terça, 26 Março 2019 15:36 | Última Atualização: Terça, 26 Março 2019 16:29 | Acessos: 778
Gentileza solicitar descrição da imagem

Mal cheiro ou Mau cheiro?

Mal é advérbio e opõe-se a bem. Mau é adjetivo e opõe-se a bom.

Assim: mau cheiro (bom cheiro), mau humor (bom humor), mal-humorado (bem-humorado),mal-intencionado (bem-intencionado), mal-estar (bem-estar).
Os advérbios, do ponto de vista mórfico, são invariáveis, portanto: mal-humorados, mal-estares, mal-educadas. 
Em contrapartida, os adjetivos concordam em gênero e número com os substantivos a que se referem: maus cheiros, más-criações, maus elementos.

A festa começa às 8 hrs. ou às 8 h?

As abreviaturas do sistema métrico não têm plural nem são seguidas de ponto. Assim: 8 h, 2 km, 5 m, 10 kg. Para minutos, a abreviatura é min: 10h30min. (dessa forma).

Entretanto,  podemos escrever: 10h30. Devemos colocar min. obrigatoriamente quando os segundos vierem especificados. Ex.: 10h30min15s.

Andou por todo país ou por todo o país?

Seguido de artigo, todo significa “inteiro”: Andou por todo o país; Toda a turma chegou. Sem o artigo, todo significa “cada, qualquer”: Todo homem é mortal. Posposto ao substantivo, todos significa sempre “inteiro”: Trabalho todo dia e o dia todo.

Ao persistirem ou A persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado?

Ao persistirem os sintomas indica circunstância de tempo (= quando persistirem), estando implícita a afirmação de que os sintomas persistem. A persistirem tem sentido puramente condicional, portanto é a forma adequada ao contexto: 
A persistirem (= se persistirem; caso persistam) os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Fonte: http://www.curso-objetivo.br/vestibular/bom_portugues/250203.aspx

Paulo Roberto Ribeiro

DCOM

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.