dicas de português

Dicas de português: expressões que geram dúvidas (continuação)

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 03 Abril 2019 11:29 | Última Atualização: Quarta, 03 Abril 2019 11:38
Gentileza solicitar descrição da imagem

A temperatura chegou a zero graus ou a zero grau?

Zero é sempre singular: zero grau, zero-quilômetro, zero hora. Zero pode ser posposto ao substantivo que determina, e aí seu sentido é outro: zero hora é “meia-noite”, mas hora zero é o “ponto de partida”, o momento a partir do qual se inicia uma contagem de horas.

Chegou a ou  duas horas?

Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro). O atirador estava a pouco menos de 12 metros (distância).

Observe que, como há indica passado, é redundante a expressão Há dois anos atrás.

Custei a entender ou custou-me entender?

A construção tradicional com o verbo custar é sujeito (o que custa) + custar + objeto indireto (a pessoa a quem custa): Levantar cedo (sujeito) custa muito a ele (objeto indireto) ou A casa (sujeito) custou-lhes (objeto indireto) metade da herança. Portanto, para estarmos de acordo com o padrão culto da língua, devemos dizer Custou-me acreditar, não Custei a acreditar. Esta última construção, contudo, é um brasileirismo muito corrente, a tal ponto que, no Brasil, até pessoas instruídas chegam a sentir alguma estranheza diante da construção dita “correta”. Cabe ao usuário escolher a construção “de lei” ou o brasileirismo que, para os conservadores, soa como vulgaridade sintática.

É hora dele chegar ou de ele chegar?

O raciocínio dos gramáticos para vetar, neste caso, a contração da preposição com o pronome é o seguinte: o de não se refere a ele (não se trata de hora dele), mas ao infinitivo chegar (hora de chegar), sendo ele o sujeito. Como o sujeito não deve ser preposicionado, não se deve contrair a preposição com o pronome-sujeito ou com artigo que anteceda o sujeito: É hora de ele chegar, Apesar de o amigo tê-lo convidado... (aqui, o amigo é sujeito de ter convidado.

Fonte: http://www.curso-objetivo.br/vestibular/bom_portugues/091202.aspx

Paulo Roberto Ribeiro