Dicas de Português

Dicas de português: Logradouros, cargos e documentos - Iniciais maiúsculas ou minúsculas?

Escrito por DCOM | Publicado: Terça, 04 Junho 2019 14:58 | Última Atualização: Terça, 04 Junho 2019 15:02
Gentileza solicitar descrição da imagem

Logradouros

- Qual a forma correta de escrever nome de ruas? Usamos as letras maiúsculas ou minúsculas para o caso de Rua Treze de Maio, Rua Frei Caneca?

As normas oficiais (de 1943 e Acordo Ortográfico 2009) deixam à escolha do redator o uso de inicial minúscula na denominação ou categorização de logradouros públicos, templos e
edifícios. Nessa condição, ninguém está errado, nem quem escreve rua, pais, exterior, município, comarca, português, ciências, matemática, por exemplo, nem quem adota maiúsculas nos mesmos casos: Rua, Praça, Bairro, País, Exterior, Município, Comarca, Português, Ciências, Matemática.
Ex: Mora na rua Treze de Maio
Mora na Rua Frei Caneca

Cargos

Uso mais informal, em revistas e jornais:
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o governador Fulano de Tal; a prefeita Ângela Silva; o papa Bento XVI; o príncipe Charles; a rainha Elizabeth.
Uso mais formal, em documentos, correspondência oficial, escritos científicos: O Presidente da República; o Governador Fulano de Tal; a Prefeita Ângela Silva; o Papa Bento XVI; o Ministro de Minas e Energia.

Documentos e Afins

O fato de vir o número junto do nome do documento e assim individualizá-lo sugere o uso de inicial maiúscula; mas novamente, por serem graficamente menos chamativas, as minúsculas
estão sendo muito usadas, à exceção das siglas e abreviaturas (CPF, R.G. nº 000).

Opções: ou ofício nº 1, carteira de identidade nº 1, título de eleitor nº 1, ação de inconstitucionalidade nº 1, ou Título de Eleitor nº 1, Registro Geral nº 1, Ofício Circular nº 1, Mandado de Segurança nº 1, Agravo de Instrumento nº 1. Obs: Preferencialmente, utilize essas iniciais maiúsculas.

Fonte: Não Tropece na Língua - Maria Tereza de Queiroz Piacentini

Paulo Roberto Ribeiro