dicas de português

Escolha termos específicos (salário, vencimentos, proventos e outros)

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 08 Julho 2019 11:26 | Última Atualização: Segunda, 08 Julho 2019 11:27
Gentileza solicitar descrição da imagem

A clareza das ideias está intimamente relacionada com a precisão das palavras que as traduzem. Buscar o vocabulário certo para o contexto exige atenção, paciência e pesquisa. Falar e dizer não são sinônimos.

Quem escreve e fala com propriedade deve distinguir, por exemplo, o significado de salário, vencimento, provento, subsídio e outros.

Vejamos:

Salário:  valor recebido pelo empregado de empresa privada ou funcionário público contratado com base na CLT.

Vencimento: valor recebido pelos funcionários públicos.

Proventos: são os valores recebidos pelo servidor quando da sua passagem para a inatividade, ou seja, o valor que o servidor receberá quando for aposentado.

Pensão: valor recebido por uma pessoa quando se reforma, enviúva ou fica incapacitada. Esse dinheiro é recebido periodicamente durante um período de tempo ou de forma permanente.

Soldo: pagamento atribuído aos militares.

Subsídio (subssídio – a pronúncia é essa e não subzídio): é um auxílio, um aporte, um benefício. É uma subvenção (auxílio monetário concedido pelos poderes públicos).

Paulo Roberto Ribeiro, revisor DCOM/UFLA

Fonte: A arte de escrever e falar bem.

Dad Squarisi (com adaptações)

www.dicio.com.br