Dicas de Português

Escolha termos específicos (falar e dizer não são sinônimos)

Escrito por DCOM | Publicado: Quarta, 17 Julho 2019 11:17 | Última Atualização: Quarta, 17 Julho 2019 11:17
Gentileza solicitar descrição da imagem

“Lutar com palavras”, escreveu Drummond, “é a luta mais vã. Entanto lutamos mal chega a manhã”. O poeta sabia das coisas. As palavras, “as vezes, são enganosas.

Uma reportagem sobre política cai no descrédito se disser que os deputados vetaram um projeto. Quem veta é o presidente da República. A câmara rejeita. Uma notícia sobre o Judiciário tropeça se afirmar que o juiz deu parecer. Ele ordena, determina, profere sentença.

Tempestivo e intempestivo nada têm com temperamental. Inclusive não é sinônimo de até.

Falar e dizer não são sinônimos. Daí o comentário nada lisonjeiro “falou, falou, mas não disse nada.”

Falar não equivale a dizer, afirmar, declarar, mas a dizer palavras, expressar-se por meio de palavras: Ele fala várias línguas. Falou com o prefeito. Não falará no assunto.

Dizer é verbo declarativo. Equivale a declarar, afirmar:

João disse que aumentaria o valor das horas extras.

Maria disse à sua ajudante: amanhã é sua folga.

Na dúvida, substitua o falar pelo dizer. Se der certo, o lugar é do verbo dizer.

Ministro fala (diz) na TV que o dólar vai subir. O professor falou (disse) que não vai aderir à greve. Quem falou (disse) isso?

Em tempo: O falar tem arrepios quando acompanhado da conjunção que. Na presença do falar que, substitua por disse que.

Paulo Roberto Ribeiro – revisor de textos  DCOM/UFLA

Fonte: A arte de escrever bem

Dad Squarisi