Novo Regulamento

Cursos de graduação seguem novas regras em 2019/2

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Quinta, 01 Agosto 2019 11:33 | Última Atualização: Quinta, 01 Agosto 2019 11:34
Gentileza solicitar descrição da imagem

Os cursos de graduação da UFLA estão regidos por um novo regulamento: a Resolução CEPE 473/2018. O documento foi discutido e aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), órgão de deliberação coletiva composto por representantes da equipe gestora, dos docentes, dos estudantes de graduação e pós-graduação, dos servidores técnico-administrativos e da comunidade civil.

O novo documento substituiu a Resolução CEPE N° 042, de 21 de março de 2007, e traz regras que devem ser observadas atentamente pela comunidade acadêmica. Há alterações em procedimentos como matrícula e trancamento de disciplinas e cursos; mudanças de curso; avaliação de aprendizagem, critérios de aprovação, recuperação de estudantes com baixo rendimento e transferência de curso.

Confira algumas mudanças:

• Avaliação de ensino: possibilidade dos professores considerarem como critério de valoração do rendimento acadêmico e de aprovação, além das notas em provas, o desenvolvimento global do estudante nas atividades. Também é aberta a possibilidade de atribuição de conceito, em vez de nota, para componentes curriculares.
  • Coibição de fraudes: ampliação dos mecanismos para os professores coibirem fraudes nas atividades avaliativas, principalmente com uso de dispositivos digitais.
  • Requisitos para aprovação: a relação entre assiduidade e nota final para aprovação em um componente curricular é flexibilizada. A regra atual, que requer frequência mínima de 75% e média final igual ou superior a 60, será substituída por três critérios: a obtenção de conceito “suficiente” e, pelo menos, 75% de assiduidade em componente curricular que adote apenas conceito; nota final mínima igual ou superior a 60 e, pelo menos, 75% de assiduidade em componente curricular que adote notas; nota final mínima igual ou superior a 70 e, pelo menos, 65% de assiduidade em componente curricular que adote notas.
  • Recuperação de estudantes com rendimento insuficiente: haverá novas modalidades de recuperação, como a realização de estudos autônomos acompanhados por avaliação suplementar após o final do semestre letivo e a oferta de vagas especiais em turma regular, com estratégias especiais de estudo.

Confira na íntegra o novo regulamento da graduação da UFLA.

Saiba mais:

Assunto(s): regulamento , graduação