Dicas de Português

Dicas de português: Escolha termos específicos – verbo acontecer

Escrito por DCOM | Publicado: Quarta, 07 Agosto 2019 13:38 | Última Atualização: Quarta, 07 Agosto 2019 13:40
Gentileza solicitar descrição da imagem

O verbo acontecer é outra vítima da pobreza vocabular. Acontecer é cheio de caprichos. Elitista, tem poucos empregos; no entanto, os colunistas e repórteres o adotaram, espalhando o que eu chamo de uma verdadeira “praga”. Tudo acontece. Até pessoas. Frases como estas aparecem a torto e a direito: “Ronaldinho está acontecendo na seleção.” “O casamento acontece na catedral.” “O show acontece às 22 horas.”

Acontecer deve ser empregado na acepção de suceder de repente. Dá ideia do inesperado, desconhecido: Caso acontecesse a explosão, muitas mortes poderiam ocorrer.

Ele é muito bem-vindo na companhia dos pronomes indefinidos (tudo, nada, todos), demonstrativos (este, esse, aquele, isto, isso, aquilo) e o interrogativo (que): Tudo acontece no feriado. Aquilo não aconteceu por acaso. Que aconteceu?

Não o use no lugar de ser, haver, realizar-se, ocorrer, suceder, existir, verificar-se, dar-se, estar marcado para. Busque saídas:

- Uma delas é substituir o verbo: O show acontece (está marcado para) às 22 horas. O festival aconteceu (realizou-se) no ano passado.

- Outra é mudar a frase: A prisão aconteceu ontem. (A polícia prendeu o ladrão ontem). A divulgação do resultado acontece logo mais. (O resultado será divulgado logo mais).

Fonte: A arte de escrever bem (com adaptações) Dad Squarisi

Paulo Roberto Ribeiro – revisor de textos