FORMAÇÃO CONTINUADA

VI Semana de Planejamento e Formação Docente marca início das atividades do segundo semestre letivo

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 13 Agosto 2019 17:17 | Última Atualização: Quarta, 14 Agosto 2019 14:07

formacao docente

Foi iniciada na segunda-feira (12/8) a VI Semana de Planejamento e Formação Docente, organizada  pela Pró-Reitoria de Graduação, por intermédio da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade). O evento segue até quarta-feira (14/8) e aborda o tema “(Re)pensando a prática docente a partir dos novos direcionamentos para os cursos de graduação da UFLA”.

Na solenidade de abertura, o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, destacou as conquistas obtidas com a iniciativa. “Nesta edição, ultrapassamos 200 inscritos. Além disso, a realização sistemática do evento foi uma oportunidade para estreitar laços com outras universidades e atrair reflexões afins, como o próximo Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, que será realizado na UFLA”. O evento, concebido pela UFMG e reconhecido nacionalmente, ocorrerá junto com a 7ª edição da Semana de Planejamento e Formação Docente, em abril de 2020.

O pró-reitor também apresentou dados da gestão, incluindo a evolução crescente das matrículas dos cursos de graduação presencial, a projeção de crescimento do número de alunos para os próximos anos e a tendência de queda das taxas de retenção e evasão.

Diálogo sobre o Programa Future-se

Após a solenidade de abertura, houve uma conversa sobre o Programa Future-se, proposto às universidades pelo Ministério da Educação (MEC). A apresentação foi conduzida pelo pró-reitor de Planejamento e Gestão da UFLA e formacao docente2presidente do Grupo de Trabalho instituído para analisar o programa do MEC, professor João Chrysostomo. A mediação foi realizada pelo pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins.

O presidente do GT contextualizou o lançamento do programa, apresentou as principais linhas da proposta e fez um relato das atividades do grupo de trabalho instituído com a finalidade subsidiar o processo de discussão do Future-se na UFLA, pela comunidade acadêmica e pelos conselhos superiores. Em seguida, os participantes puderam se manifestar e fazer questionamentos.

Os componentes da mesa enfatizaram que o programa ainda está em análise e aberto à consulta pública, não havendo, no momento, discussão sobre adesão ou não à proposta, que ainda precisa tramitar no Congresso. Também incentivaram os presentes a participar da consulta pública aberta às pessoas físicas até dia 15/8.

Sobre o evento

A Semana de Planejamento e Formação Docente é realizada semestralmente com o objetivo de promover reflexões sobre os desafios e as possibilidades de ação nos cursos de graduação. O evento integra o conjunto de ações de planejamento e formação continuada dos docentes da UFLA.

A programação desta 6ª edição inclui atividades como minicursos, oficinas, audiência pública, fórum de discussão e reunião de trabalho dos cursos de graduação. Nesta edição, são abordados temas como elaboração de plano de ensino, avaliação e nova regulamentação dos cursos de graduação. Confira a programação completa no site da Dade.