CIUFLA

UFLA realizou oficina sobre elaboração de resumos para o CIUFLA

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Sexta, 16 Agosto 2019 12:50 | Última Atualização: Segunda, 19 Agosto 2019 07:53
Oficina CIUFLA

A professora Helena Maria Ferreira, do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL/UFLA), ministrou a oficina "Elaboração de Resumos para o CIUFLA", nesta semana. A oficina, organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), contou com a presença de mais de 150 estudantes de graduação e teve por objetivo orientá-los quanto à construção de um resumo claro, consistente, adequado ao público a que se destina, com linguagem adequada e dentro de uma estrutura correta.

A professora Helena trouxe exemplos práticos para a oficina e foi desmembrando os textos com os estudantes, destacando os erros e os acertos de diferentes resumos de edições anteriores do Congresso de Iniciação Científica (CIUFLA). Foram repassadas dicas para a elaboração do título, para a definição das palavras-chave, como iniciar a escrita do resumo e preparar bem o objetivo, o que deve conter os resultados e discussão e a conclusão de um trabalho.

A palestrante chamou a atenção para determinados termos que devem ser evitados e especialmente para o zelo com que se deve redigir um texto científico que ficará disponível na internet para quantos quiserem acessá-lo, como é o caso dos trabalhos que compõem a biblioteca digital do CIUFLA. Ela também destacou as normas definidas pelo congresso para a submissão dos trabalhos, reforçando a necessidade de uma prévia e rigorosa revisão gramatical e ortográfica.20190813 181937

Apesar de ter tido como finalidade a preparação dos estudantes para a elaboração de resumos, a oficina trouxe ferramentas que dão suporte para que o autor tenha clareza no processo de elaboração de outros textos, como trabalhos de conclusão de curso, artigos, monografia, dissertação, teses e etc.

Vale lembrar que a oficina de "Elaboração de Resumos para o CIUFLA" faz parte do Esquenta do CIUFLA que será oferecido durante o segundo semestre de 2019 e trará na sua programação atividades preparatórias para o congresso e outros assuntos de interesse da comunidade científica.

Congresso de Iniciação Científica (CIUFLA)

O CIUFLA, realizado anualmente pela UFLA e organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, tem como principal objetivo a divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos de graduação da instituição.

É a oportunidade para que os estudantes de graduação vinculados à iniciação científica ou tecnológica apresentem os resultados de suas pesquisas. Também é durante o congresso que os programas de iniciação científica da universidade são avaliados por um Comitê Externo e por um Comitê Interno, constituídos por docentes e pesquisadores com experiência em atividades de pesquisa.

Por essa razão, todos os estudantes envolvidos nos programas de iniciação científica (PIBIC, PIBITI, bolsistas de projetos, de empresas, voluntários, outros projetos e BIC Júnior) estão convocados para a apresentação de seus trabalhos.

Neste ano de 2019, o evento tem como tema "Importância da internacionalização no desenvolvimento das Universidades Brasileiras", e pretende discutir os impactos e as estratégias para a internacionalização.

20190813 182034Datas importantes:

1º/07 a 23/08/2019: inscrição do 1º autor e submissão de resumos