Ir direto para menu de acessibilidade.
Dicas de Português

Dicas de português: Quando usar 'vem' e quando o correto é 'vêm'?

Escrito por DCOM | Publicado: Segunda, 19 Agosto 2019 14:42 | Última Atualização: Segunda, 19 Agosto 2019 14:44
Gentileza solicitar descrição da imagem

 Você saberia quando usar VEM (sem acento), VÊM (com acento circunflexo) e VEEM (com dois es)?

A forma VEM (sem acento) é a 3ª pessoa do singular do verbo VIR (presente do indicativo). Veja o exemplo: “Ela já confirmou que VEM de metrô e vai chegar mais tarde.”

Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!”

Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo. Confira o exemplo: “Acidentes acontecem ali porque os motoristas não VEEM a placa  encoberta pela vegetação.”

Antes do Novo Acordo Ortográfico, essa forma do verbo VER (VEEM) se escrevia com circunflexo no primeiro E: VÊ-EM. Desde 2009, quando o Acordo entrou em vigor, não existe mais esse acento.

 

Fonte: http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/desafio-do-acento-quando-usar-vem-e-quando-o-correto-e-vem-e-veem-existe.html

 

Paulo Roberto Ribeiro – revisor de textos

DCOM

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.