Ir direto para menu de acessibilidade.
STARTUPS

Departamento de Gestão Agroindustrial oferece nova disciplina que aborda o universo das startups

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Quarta, 28 Agosto 2019 15:36 | Última Atualização: Quarta, 28 Agosto 2019 15:36

No dia 20/8, começaram as aulas da nova disciplina eletiva “Agrostartup: empreendedorismo e inovação no agronegócio”, ofertada pelo professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, do Departamento de Gestão Agroindustrial da Universidade Federal de Lavras(DGA/UFLA).

Todo conteúdo será ministrado no InovaHub, espaço colaborativo e de conexão para o desenvolvimento de startups localizado na Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da UFLA. O próprio local servirá como base de apoio, disponibilizando mentorias e conteúdos extras de empreendedorismo e inovação. “A motivação para a criação da disciplina vem da recente tendência do mercado, que enxerga na tecnologia uma alternativa para a melhoria de diversos setores, como o agronegócio”, explica o professor Luiz Gonzaga. Ao simples toque na tela de um celular, por exemplo, é possível ter acesso a aplicativos que permitem o controle da produção agrícola, o uso de defensivos, previsões meteorológicas etc. “Dessa forma, os conteúdos oferecidos visam impulsionar a criação de startups que propõem soluções tecnológicas focadas, sobretudo, na resolução dos principais problemas da área”, destaca o professor.  

O conteúdo programático do curso inclui noções básicas de modelagem de negócios, além de conhecimentos sobre Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, Trilha Empreendedora da UFLA e do Vale dos Ipês, Mínimo Produto Viável (MPV), Pitch (discurso de venda), Técnicas de Oratória, Apresentação Pública (Demoday), entre outros assuntos. “A intenção é identificar e pontuar problemas reais para que, em torno deles, possamos estimular o desenvolvimento de soluções, produtos e novos negócios”, conclui.

Texto: InovaCafé

Revisão: Melissa Vilas Boas, relações públicas - bolsista Dcom/Fapemig.

 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.