ENADE 2018

UFLA obtém desempenho acima da média nacional no Enade 2018

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 08 Outubro 2019 13:48 | Última Atualização: Terça, 08 Outubro 2019 13:48
Gentileza solicitar descrição da imagem

O desempenho dos cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) submetidos ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2018 (Enade) supera a média das instituições de educação superior do Brasil. Três dos quatro cursos da Universidade avaliados alcançaram as notas mais elevadas (4 e 5), enquanto no país a maioria obteve nota 3. Os resultados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), no dia 4/10.

Na edição de 2018, os cursos da UFLA avaliados foram: Direito, Administração Pública – modalidade presencial, Administração presencial, Administração Pública – modalidade a distância. Esta foi a primeira avaliação do curso de Direito, que estreou com a nota máxima (5). O curso de Administração também alcançou o conceito máximo (5), mantendo a avaliação do último exame, em 2015.

Único curso da modalidade a distância da UFLA avaliado pelo Enade 2018, o bacharelado em Administração Pública obteve nota 3, mas mesmo assim ocupou a 18ª posição entre os 38 cursos ofertados por instituições federais de educação.

Segundo o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, é comum que os resultados de avaliações e rankings gerem um olhar mais atento e comemoração na época da divulgação, mas é preciso destacar que indicadores como o Enade e também rankings que classificam instituições educacionais são sínteses de processos contínuos de aprimoramento dos cursos. “Esses processos envolvem muito empenho e competência de toda a comunidade acadêmica. Portanto, os bons resultados obtidos neste e nos anos anteriores comprovam o excelente trabalho realizado pela comunidade UFLA”, afirma.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. A avaliação tem o propósito de aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso.

O exame é aplicado aos estudantes de todos os cursos superiores - bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia - de instituições públicas e privadas do Brasil, em um ciclo avaliativo de três anos. A cada ano são avaliados cursos de diferentes áreas do conhecimento.

Saiba mais sobre o resultado do Enade 2018.