Congressos UFLA

Palestra, agradecimentos e premiações marcaram a abertura dos Congressos da UFLA

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Segunda, 04 Novembro 2019 14:43 | Última Atualização: Sexta, 30 Abril 2021 16:12
Gentileza solicitar descrição da imagem

Foi em clima de muitos agradecimentos que a Universidade Federal de Lavras (UFLA) iniciou seus Congressos na manhã de segunda-feira (4/11). A cerimônia de abertura, realizada no Salão de Convenções, contou com a participação de autoridades da instituição, servidores e estudantes da graduação e pós-graduação. O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, destacou a importância dos projetos de extensão e publicações que são realizadas pela instituição.

“A integração entre ensino, pesquisa e extensão é a coisa mais rica de uma universidade. E precisamos destacar e agradecer a participação dos discentes na realização do congresso. Sendo eles futuros embaixadores da UFLA, é preciso ressaltar que não serão apenas profissionais de excelência, com conhecimento técnico sobre suas áreas de formação, mas, principalmente, terão destaque por serem profissionais éticos, e as empresas terão satisfação em investir nestes futuros profissionais. O que plantamos agora em formação de qualidade, nós colheremos com oportunidades no mercado de trabalho”, destacou o reitor da universidade.

O Diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antonio Chalfun Junior, finalizou os trabalhos da manhã de abertura com a palestra "Internacionalização como mecanismo de aprimoramento da Educação Superior".

O 32º Congresso de Iniciação Científica da UFLA (Ciufla); 14º Congresso de Extensão da UFLA (Conex); 28º Congresso de Pós-graduação da UFLA, com a temática “Importância da Internacionalização no desenvolvimento das Universidades Brasileiras”, ocorrem até sexta-feira (8/11). Fazem parte da programação palestras, mesas redondas e apresentação de pôsteres. Confira datas e horários e participe!

Premiação

Os Prêmios “Professor Alysson Paulinelli” e “Professor Alfredo Scheid Lopes” foram outorgados durante a cerimônia de abertura. Instituídos pelo Conselho Universitário da UFLA, por meio da Resolução 050, de 4 de julho de 2018, têm como objetivo reconhecer o mérito científico de docentes da instituição que publicaram artigos científicos em periódicos de destaque no cenário internacional e aqueles docentes que tiveram elevado número de citações de seus artigos.

Prêmio “Professor Alysson Paulinelli”: professores que publicaram, em 2018, os artigos científicos em periódicos com maior fator de impacto JCR corrigido.

1º lugar: Prof. Julio Neil Cassa Louzada: JCRc = 9.79 – Departamento de Biologia (DBI)

2º lugar: Prof. Eduardo Alves: JCRc = 6.46 - Departamento de Fitopatologia (DFP)

3º lugar: Prof. Saulo Rocha Ferreira: JCRc = 4.312 - Departamento de Engenharia (DEG)

Menção honrosa “Professor Alysson Paulinelli

Prof. Alexandre Alberto Chaves Cotta – Departamento de Física (DFI)

Prêmio Professor “Alfredo Scheid Lopes”: professores que apresentaram o maior número de citações na base Web of Science, considerando o período de 2016 a 2018.

1º lugar: Prof. Luiz Roberto Guimarães Guilherme: 292 citações – Departamento de Ciência do Solo (DCS)

2º lugar: Prof. Paulo dos Santos Pompeu: 190 citações – Departamento de Biologia (DBI)

3º lugar: Profa. Elaine Fontes Ferreira da Cunha: 172 citações – Departamento de Química (DQI)

Texto: Greicielle dos Santos - bolsista Dcom